Porque não devemos derramar óleo e gordura no ralo da pia?

Desentupidora 24 horas em Porto Alegre

Porque não devemos derramar óleo e gordura no ralo da pia?

15 de agosto de 2018 Blog 1
porque não devemos derramar óleo e gordura no ralo da pia

Porque não devemos derramar óleo e gordura no ralo da pia?

Aqui está o que acontece quando você derrama óleo e gordura no ralo da pia da sua cozinha

Todos nós fomos avisados ​​que derramar essa nojenta gordura no ralo é ruim … mas por que é ruim?

A resposta está na química que acontece depois que a gordura é liberada nos canos e entregue nos esgotos. As substâncias presentes na gordura e no óleo de sua cozinha se misturam com os outros químicos nos esgotos. Esta mistura forma conglomerados desagradáveis ​​de produtos químicos. Estes conglomerados podem se acumular e bloquear os tubos que levam a nossa água suja para a estação de tratamento de águas residuais.

De acordo com estudos realizados nos Estados Unidos, esses acúmulos de gordura e óleo causaram cerca de 47% dos até 36.000 transbordamentos de esgoto que ocorrem anualmente naquele país. E esta realidade não é muito diferente aqui no Brasil.



Graxa + Esgoto = Fatberg ( Conglomerado de gordura )

Quando você coloca gordura no ralo da pia, está apenas começando a jornada do “Fatberg”. A gordura e o óleo descem pelos canos e nos esgotos, onde eles se encontram com todas as outras águas residuais da sua região. Aqui é onde a maldade começa.

Esses resíduos de gordura podem se acumular nos canos assim:

As coisas ficam realmente desagradáveis ​​quando essas bolas gordurosas chegam aos esgotos e se fundem com a gordura e os óleos de todos os outros.

As substâncias da gordura são quebradas em suas partes componentes. Ácidos graxos e glicerol. Esses ácidos graxos se ligam ao cálcio encontrado nos esgotos, criado a partir de processos biológicos, incluindo a corrosão do concreto, para criar um composto de “sabão”.

Quando os níveis de esgoto se elevam, essas gotas de gordura se acumulam no teto dos tubos. Criam-se estruturas do tipo estalactite que às vezes são chamadas de “fatbergs”. Na verdade, acabamos de descobrir como eles vêm a ser. Um artigo de 2011 na revista Environmental Science & Technology foi o primeiro a formar com sucesso esses depósitos no laboratório.

Embora seja chamado de “sabão” por causa de sua composição química, isso não é algo com o qual você gostaria de se lavar. Essas bolhas de compostos graxos podem se tornar do tamanho de um ônibus – por exemplo, aqui está um fatberg de 17 toneladas de um esgoto britânico:

fatberg no esgoto

Essas obstruções bloqueiam a linha de esgoto e podem causar acúmulos repugnantes e perigosos. Enquanto os limpadores de drenagem podem limpar seus canos em sua casa, a bagunça gordurosa só é lavada nos esgotos depois, criando um problema maior no futuro.

No Reino Unido, de onde vem a filmagem acima, a equipe enviada para a limpeza teve que descer para os esgotos e lavar os esgotos para desalojar e quebrar o fatberg. Leva semanas para separá-las, de acordo com a autoridade local de água Thames Water.



Onde é mais comum isso acontecer?

Fatbergs são mais propensos a se formar em áreas com muitos restaurantes, uma vez que há mais gordura indo para os esgotos para criar os depósitos.

As pessoas que moram em prédios antigos ou grandes também devem tomar cuidado: sua gordura está sendo compartilhada com a gordura dos vizinhos e todos os que já moraram no prédio e no quarteirão – até mesmo uma colher de sopa por pessoa pode realmente aumentar quando tudo se mistura juntos nos esgotos. Isso pode acontecer em qualquer nível – dentro do encanamento de uma casa ou no bairro. Também é possível que essas bagunças com sabão possam bloquear etapas posteriores dos processos de tratamento de água no nível da cidade.

Quando esses grandes fatbergs acontecem, eles podem ser realmente terríveis de lidar se não forem descobertos cedo. O fatberg britânico visto acima só foi descoberto quando os moradores começaram a reclamar que não podiam lavar seus banheiros. Poderia ter sido muito pior. “Se não o tivéssemos descoberto a tempo, o esgoto não tratado poderia ter começado a sair dos bueiros de toda a cidade de Kingston”, disse Gordon Hailwood , o responsável pelo esgoto local.

O que fazer em vez jogar óleo e gordura no ralo então?

não jogue gordura no ralo da piaSe você utilizar muita gordura de uma só vez, digamos, fritar batatas, em algumas regiões existem empresas de reciclagem de gordura e óleo para se livrar dele e transformá-lo em biocombustível útil. Para quantidades menores de gordura, deixe-a solidificar na panela ou em uma jarra, depois jogue a gordura sólida na lata de lixo.

Certifique-se de limpar a panela gordurosa ou o prato com uma toalha de papel para absorver o resto. Tente obter o máximo possível de gordura e óleo no lixo em vez do dreno. Apenas o pouco que sai com o efluente pode causar problemas ao longo do tempo, especialmente em áreas com altas populações, como Porto Alegre, por exemplo.

“As pessoas tentam descarregar seu óleo e gordura corretamente, mas com o tempo, você pode obter uma boa quantidade de óleo e gordura nos canos apenas por lavar panelas, frigideiras e louça”, disse Ducoste à LiveScience em 2011 . “Como resultado, o impacto cumulativo pode ser substancial. É a descarga consistente a longo prazo desse óleo e gordura, mesmo que seja uma quantia pequena por vez, o que poderia levar a problemas.”



Quando você acidentalmente engordurar seus canos, você pode lavá-los com água fervente e uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. Isso ajudará a empurrá-lo para fora de seus canos, embora ainda seja capaz de coagular no sistema principal de água. Enquanto você não tiver boas práticas de descarte de óleo e gordura, estes problemas serão corriqueiros.

O melhor plano é não deixar qualquer gordura descer pelo ralo se você não quiser que o esgoto saia da sua torneira.

Para lhe ajudar a resolver problemas com gordura acumulada, a Advento Desentupidora Porto Alegre oferece os seguintes serviços de desobstrução:

  • Desentupimento de cano
  • Desentupimento de pia
  • Desentupimento de fossa
  • Limpeza de caixa de gordura
  • Desentupimento de caixa de gordura
  • Desentupimento de coluna
  • Limpeza de coifas e dutos
  • Sucção e descarte de esgoto com gordura em locais apropriados

Estes serviços especializados podem ser contratados individualmente ou através de contratos de manutenção. Atendemos clientes residenciais, sobretudo em condomínios, comércio e indústria.

Em primeiro lugar, envie uma MENSAGEM ou ligue 24h para o fone (51) 3519-2477 | 99380-9502. Certamente teremos uma solução para o seu problema com óleo e gordura no ralo da pia.

Gostou do nosso post sobre óleo e gordura no ralo da pia? Então compartilhe ele nas suas redes sociais e siga a Advento. Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Linkedin.

Leia também:



 

Um comentário

  1. Que boa explicação tive aqui nessa matéria, obrigada. Muitas vezes busco aprender sobre esse assunto mais são poucos que conseguem passar com tanta clareza de detalhes e riqueza de conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *