13 maneiras de evitar contaminação da água no seu imóvel

Desentupidora 24 horas em Porto Alegre

13 maneiras de evitar contaminação da água no seu imóvel

18 de julho de 2018 Blog 0

13 maneiras de evitar contaminação da água no seu imóvel

Quando terminar de ler este artigo, você estará armado com todas as informações necessárias para cuidar da água em sua casa ou negócio da melhor maneira possível

Você se preocupa com a possível contaminação da água que você consome? Alguma vez você já se perguntou o quão contaminada é realmente sua fonte de água? Você às vezes se sente cheirando algo estranho vindo da água em sua torneira? Você está preocupado com a segurança da água que você está deixando sua família, funcionários e clientes beber?

Se algum destes sinais alertarem você, então é hora de você aprender sobre as 13 medidas de segurança que você pode tomar contra a contaminação da água potável. Neste artigo, você descobrirá tudo o que precisa saber sobre como determinar se a água é segura ou não para beber, assim como mantê-la limpa e segura o tempo todo e como limpá-la se já estiver contaminada.

Quando terminar de ler este artigo, você estará armado com todas as informações necessárias para cuidar da água em sua casa, condomínio  ou empresa da melhor maneira possível. Você poderá falar com o seu governo local e descobrir mais sobre a qualidade da água na sua região, e você entenderá muito mais sobre o que torna a água contaminada em primeiro lugar. Se você está confuso sobre a diferença entre poluentes e contaminantes na água, não se preocupe pois este artigo também falará disso.



Contaminantes x Poluentes

Antes de ler mais sobre como saber se a água está contaminada, é uma boa ideia familiarizar-se com a diferença entre contaminantes e poluentes. Embora os dois possam soar como se fossem exatamente a mesma coisa, há uma pequena diferença entre os dois, e entender essa diferença pode facilitar muito a compreensão do estado em que sua água está quando você começa a pesquisar mais.

Confira esses detalhes sobre contaminação de água potável para saber mais

Contaminantes

São qualquer tipo de substância, seja mineral, química, física, biológica ou radiológica, que pode entrar em um suprimento de água. Há sempre alguns contaminantes nas fontes de água, e é impossível encontrar água que não contenha pelo menos algum tipo de contaminante. Só porque os contaminantes estão na água não significa necessariamente que essa água é perigosa para beber. Muitos tipos de contaminantes são realmente benéficos e, na maioria dos casos, até mesmo os que não são podem ser facilmente filtrados por filtros residenciais ou por instalações municipais de tratamento de água.

Poluentes

Os poluentes, por outro lado, são substâncias perigosas que podem entrar no abastecimento de água. Estes podem se referir a qualquer tipo de contaminante que tenha um efeito que seja menos do que desejável na fonte de água e no mundo ao seu redor. Existem alguns tipos de poluentes que eventualmente desaparecerão das fontes de água, mas a maioria continua poluindo até que a intervenção humana os retire da água.

“É importante lembrar que um poluente é sempre um contaminante, mas um contaminante nem sempre é um poluente. Só porque há contaminantes no seu abastecimento de água não significa que não seja seguro beber. É sempre necessário examinar melhor o tipo de contaminantes presentes na sua água para determinar se você pode ou não beber essa água.”

Contaminantes são fáceis de remover das fontes de água quando são inofensivos, e nem sempre são difíceis de remover quando são prejudiciais. Os contaminantes inofensivos devem poder ser facilmente filtrados para fora de sua água, utilizando filtros de água domésticos ou colocando um filtro durável na fonte de seu suprimento de água. Se você tiver um poço, precisará procurar opções para filtrar adequadamente a água do poço. Se você tiver água da cidade ou do condado, fale com a instalação de tratamento de água e com os funcionários do governo para determinar como a água está sendo filtrada e tratada antes de chegar à sua casa.

Os poluentes são muito mais difíceis de remover das fontes de água. Embora você possa remover a causa inicial da poluição da água, pode levar anos para remover completamente os poluentes. Por exemplo, no caso de derramamento de óleo, o óleo com vazamento pode eventualmente ser interrompido, mas o óleo que já entrou na água pode não ser removido.

Fontes de Contaminantes da Água

Existem algumas fontes diferentes de contaminantes da água, e descobrir quais podem estar afetando sua água potável é um bom primeiro passo para determinar se a água é realmente segura para beber sem algum tipo de intervenção de sua parte. Você pode não precisar ficar muito preocupado com o potencial de alguns contaminantes inofensivos em sua água, mas com certeza precisará estar atento a contaminantes prejudiciais que possam levar à poluição e a todos os problemas associados a ela. Confira esta lista de fontes inofensivas e prejudiciais de contaminação de água potável para ajudá-lo a diminuir as possibilidades.

1. Inofensivo

A maioria dos contaminantes físicos na água são inofensivos

Estes incluem areia, sujeira, pequenos pedaços de rocha e outros sedimentos da natureza. Eles também podem incluir pedaços de matéria vegetal ou outro material orgânico, como pequenas conchas. Estes são normalmente naturais da erosão normal do solo e, embora devam ser removidos da água, eles não representam muito perigo para os humanos. Existem alguns contaminantes físicos, como resíduos de animais, que podem ser mais prejudiciais, mas a maioria dos tratamentos e filtros de água também podem removê-los. Mesmo simples filtros portáteis feitos para caminhadas são capazes de remover esses tipos de contaminantes da água.

Alguns tipos de contaminantes biológicos não são realmente prejudiciais para os seres humanos

Há muitas bactérias boas presentes na água que realmente beneficiam os seres humanos e ajudam a manter a água mais limpa por mais tempo. De fato, um dos possíveis problemas em filtrar sua água em casa é que você corre o risco de remover a boa e a má contaminação microbiana da água potável. No entanto, a maioria dos indivíduos e famílias que filtram a água estão dispostos a correr esse risco. Estes tipos de bactérias estão presentes em alguns tipos de água e menos presentes em outros, e tudo depende de onde sua fonte de água vem se você vai experimentar contaminação bacteriana de água potável em sua casa.

2. Nocivo

Contaminantes químicos em fontes de água são quase sempre prejudiciais

Enquanto níveis muito baixos de alguns produtos químicos podem estar presentes na água sem causar um problema, na maioria das vezes, eles são muito perigosos para o consumo humano e animal. Alguns desses produtos químicos podem ocorrer naturalmente, mas a maioria deles são toxinas produzidas pelo homem, como produtos de limpeza, medicamentos, pesticidas, plásticos, metais e sais. Produtos químicos naturais que podem entrar em sua água incluem nitrogênio e toxinas venenosas que vêm do metal e da rocha na natureza.

Contaminantes radiológicos no abastecimento de água também são sempre muito perigosos

Em áreas onde a contaminação radiológica está presente, a água é quase sempre incrivelmente poluída. Infelizmente, o escoamento de usinas nucleares é um dos muitos fatores que podem causar contaminação de água com substâncias radiológicas, e isso é muito mais comum do que você imagina. Plutônio, urânio e césio podem estar presentes em alguns suprimentos de água, especialmente perto de lugares onde o lixo nuclear é muito comum.

Medidas de segurança contra contaminação

Existem 13 medidas de segurança excelentes que você pode tomar contra a contaminação em sua água. Confira as listas abaixo para ver quais medidas você pode tomar para melhorar a qualidade da água em sua casa, condomínio, empresa, seu bairro ou município, e até mesmo em áreas maiores. Fique atento a sinais de possíveis problemas em suas próprias fontes de água enquanto você passa por essa lista.



13 maneiras de evitar contaminação da água no seu imóvel

  • Olhe para a sua água
  • Compre um kit de teste
  • Envie uma amostra para um laboratório
  • Entre em contato com seu fornecedor de água
  • Preste sempre atenção ao sabor da sua água
  • Nunca volte a ferver a água
  • Não use produtos químicos ou combustível no seu quintal
  • Mantenha suas torneiras limpas
  • Compre um filtro para o contador
  • Instale um filtro de poço ou um sistema de filtragem geral na casa
  • Campanha por água mais segura
  • Realize limpeza periódica na sua caixa d’água

 

olhe para a sua água1. Olhe para a sua água

Isso pode ser simples, mas você pode realmente descobrir se sua água está contaminada simplesmente olhando para ela. Pegue uma amostra de água e coloque-a em um copo claro e limpo, livre de espuma de sabão. Deixe descansar por alguns minutos e veja se você percebe algo girando dentro dele. Se você acha que a cor da sua água é outra coisa senão clara, ou se você vê um monte de coisas se movendo dentro de sua água, você pode ter contaminantes. Este também é um bom momento para sentir um bom cheiro da sua água e ver se você percebe algo incomum sobre isso. Se a sua água cheirar estranhamente, e especialmente se cheirar a gás, contate imediatamente o seu fornecedor de água.

compre um kit teste de água2. Compre um kit de teste

Você pode comprar kits de teste de água em casa de diversas fontes respeitáveis, e você pode pegá-los localmente ou encomendá-los online. Localmente, procure-os em lojas de ferragens ou entre em contato com seu fornecedor local de água para ver se eles estão oferecendo kits gratuitos, como fazem alguns deles de vez em quando. Seu kit deve vir com instruções sobre como testar seu abastecimento de água de forma segura e adequada. Certifique-se de escolher um kit que teste o equilíbrio do pH, bem como os contaminantes, como chumbo, bactérias, amônia e muito mais. Não vá com um kit de teste de água barato, pois estes geralmente só testam os níveis de pH em sua água. Você deve sempre verificar a contaminação bacteriana na água potável, bem como a presença de toxinas.

envie uma amostra para um laboratório3. Envie uma amostra para um laboratório

Se você não conseguir encontrar um kit de teste de água que seja completo o suficiente para suas necessidades ou se você acredita que pode não conseguir concluir os testes sozinho, Não hesite em enviar sua água para um laboratório para um teste de amostra oficial. Existem muitos laboratórios de análises químicas em Porto Alegre e interior do RS que testam sua água para qualquer tipo de contaminação, e se você nunca testou sua água antes, isso pode ser um ótimo primeiro passo para garantir água potável segura para toda a sua família.

entre em contato com o seu fornecedor de água4. Entre em contato com seu fornecedor de água

Embora esse seja sempre um dos seus primeiros passos, se você acredita que contaminou a água, às vezes pode ser difícil. Fornecedores de água, como empresas de fornecimento de água potável com caminhão pipa, cidades e estados, devem fornecer ao público informações sobre a qualidade de sua água, desde que você peça. No entanto, alguns desses municípios são menos propensos a trabalhar com membros do público do que outros, e você pode se deparar com algum problema se tentar perguntar a uma dessas áreas sobre relatórios de qualidade da água.

Vá além do básico

Seja persistente e não tenha medo de ir para outras partes mais altas do seu governo local se estiver com problemas. Na maioria dos casos, no entanto, você deve conseguir um relatório recente de qualidade da água com relativa facilidade. No Rio Grande do Sul há fornecimento público de água pela CORSAN em nível estadual e pelo DMAE na capital Porto Alegre.

sabor da água que você bebe5. Preste sempre atenção ao sabor da sua água

Toda vez que você toma uma bebida feita com água da torneira, preste muita atenção ao sabor da água. Se algo parecer errado, talvez seja necessário testar a qualidade da água novamente ou entrar em contato com a companhia de água local e descobrir qual é o problema. As chances são de que algo possa estar contaminando sua água, e há sempre o risco de que isso possa ser algo prejudicial. Se você não perceber nada sobre o sabor da sua água, então as coisas provavelmente estão bem. Esta é uma maneira muito simples que você pode acompanhar sua água em uma base diária.

nunca volte a ferver a água6. Nunca volte a ferver a água

É verdade que a água fervente é uma ótima maneira de purificá-lo e, em algumas situações, como em uma seca ou quando você está caminhando ou acampando, essa pode ser a única opção que você precisa para obter água potável limpa. A ebulição remove muitas bactérias e outros contaminantes indesejados da água, mas fervê-la pela segunda vez pode ser muito perigoso. Quando você coloca a água de volta em uma panela ou chaleira para ferver novamente, você corre o risco de contaminá-la ainda mais com metais e toxinas que podem estar presentes na panela ou chaleira que você está usando. Se você precisar ferver a água para usá-lo, nunca ferva mais do que você vai usar ao mesmo tempo.

não use produtos químicos ou combustível no seu quintal7. Não use produtos químicos ou combustível no seu quintal

Usar combustíveis e produtos químicos no seu quintal é um potencial para consequências muito sérias. Se acontecer de você derramar óleo ou gasolina em seu quintal, ou se você usar muito pesticida ou limpador de casa, essas substâncias podem infiltrar-se no solo ao redor de sua casa e podem facilmente passar para seus canos de água. Embora isso possa parecer quase impossível, na verdade é muito mais comum do que você imagina. Caso aconteça. você pode precisar ser atendido por uma empresa especializada em emergências ambientais. Você pode acabar com água muito contaminada cheia de produtos químicos, se você não for cuidadoso, por isso é melhor evitar usar esses produtos em casa sempre que possível.

mantenha suas torneiras limpas8. Mantenha suas torneiras limpas

Você frequentemente limpar o interior de seus bocais de torneira? Embora você provavelmente limpe as torneiras, os bicos às vezes passam despercebidos por um longo período de tempo. Infelizmente, isso pode causar o acúmulo de substâncias químicas no bocal, incluindo sal, cálcio e outros possíveis contaminantes. Quando você tira a água da torneira, ela fica contaminada com essas substâncias quando passa pelo bocal. Normalmente, estas substâncias não são muito prejudiciais, mas, em alguns casos, podem causar irritação digestiva e da pele em humanos e animais de estimação.

filtro para medidor de água9. Compre um filtro para o medidor

Um filtro no medidor anexa a sua cozinha ou pia do banheiro e pode ser usado para filtrar a água que vai diretamente para essa torneira. Esta é uma boa opção se a água não estiver muito contaminada e se você não se importar em usá-la como está em outros locais da sua casa, como na lavanderia ou no chuveiro. No entanto, a maior parte do tempo, a água contaminada em uma casa é um problema muito grande para depender apenas de um simples filtro de balcão, e isso pode ser uma maneira cara de resolver o problema.



10. Compre um filtro de geladeira ou torneira

Mais uma vez, se você não está muito preocupado com o estado da água em toda a sua casa e se preocupa apenas em purificar a água, pode comprar um filtro de torneira ou geladeira para ter certeza de sempre fornecer à sua família água para beber. Estes filtros podem ser anexados à sua torneira usando algumas ferramentas simples ou apenas colocadas no seu estilo jarro de geladeira. Basta correr a água através do filtro e deixe descansar por um tempo, e você terá imediatamente água limpa para beber a qualquer momento. É importante acompanhar a manutenção desses filtros e trocar a vela do filtro com a frequência necessária. Esta opção pode ser boa se você estiver preocupado com a contaminação da água engarrafada dos plásticos também.filtro de torneira

filtro de água para poço artesiano11. Instale um filtro de poço ou um sistema de filtragem geral na casa

Se você tem água da cidade ou do estado, tem a opção de instalar um sistema de filtragem em toda a casa que pode ajudar a manter a água em sua casa limpa e livre de contaminantes, não importa para que você a utilize. Se você tem um poço artesiano em sua propriedade, você absolutamente deve colocar em um sistema de filtragem como este. Certifique-se de comprar um que seja forte o suficiente para lidar com a quantidade de água que sua família usa em um determinado dia, e certifique-se de tê-lo instalado corretamente.

campanha por água mais segura e potável12. Campanha por água mais segura

Não menos importante, se você achar que a água em sua cidade ou estado está simplesmente contaminada demais para consumir, você sempre pode fazer campanha por água mais seguraIsso pode demorar um pouco, e você pode se sentir como se não estivesse progredindo bastante quando começou, mas se você está muito determinado, certamente verá que você e quaisquer outras partes interessadas em sua comunidade podem faça diferença se você fizer muito esforço. Utilize suas redes sociais para denunciar problemas e debater sobre o tema com pessoas da sua comunidade.

limpeza de caixa d'água periódica13. Realize limpeza periódica na sua caixa d’água

Nossa água chega da rua até nossas casas e vai para nossas caixas d’água, aonde é devidamente armazenada, para dali ser usada no nosso dia a dia através de chuveiro, filtros, mangueiras e torneiras. A limpeza de caixa d’água periodicamente é de suma importância para a saúde dos moradores, e a Advento realiza uma higienização completa de caixa d’água para você em sua residência, condomínio ou empresa.

Conclusão

Como você pode ver, entender a diferença entre poluentes e contaminantes é o primeiro e mais importante passo para determinar se não há um problema com sua água potável. Também é crucial ser capaz de distinguir entre contaminantes nocivos e inofensivos, para que você saiba com o que precisa se preocupar e com o que não precisa se concentrar tanto ao escolher o caminho certo para lidar com a contaminação da água em seu ambiente. Quanto mais você entender sobre as causas de sua contaminação da água, melhor será capaz de lidar com a situação e fornecer água limpa para todo o seu imóvel.

Não se esqueça das dicas

Lembre-se das 13 dicas descritas acima para ajudá-lo a combater o potencial de contaminação da água em sua casa, condomínio ou empresa. Siga estas dicas para determinar se você contaminou ou não a água em primeiro lugar e mantenha-as em mente ao planejar como limpar a água também. É claro que você deve sempre se preocupar em manter sua água o mais segura possível, então pratique hábitos de água limpa em casa sempre que puder. E sempre tente ficar longe de garrafas plásticas de água, até mesmo do tipo reutilizável. Mesmo que sua garrafa não acabe em um aterro sanitário, pode ser uma fonte surpreendente de contaminação que você nunca imaginou antes.

Contratando uma empresa

Essa limpeza pode ser feita pessoalmente, pelos próprios moradores da casa. Mas caso você prefira contratar uma empresa especializada em limpeza de caixa d’água, para não correr o risco de ter problemas mais sérios, chame a Advento. Nós realizamos a limpeza de caixa d’água e garantimos a qualidade da sua água. Entre em contato conosco e faça um orçamento, é rápido e gratuito.

Para solicitar orçamento ao nosso departamento comercial, envie uma MENSAGEM ou ligue 24h para (51) 3519-2477 ou via Whatsapp (51) 99380-9502. O orçamento é grátis.

Siga a Advento nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Linkedin.

Leia também:



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *