Qual é a diferença entre Clima e Tempo? Conceitos

Desentupidora 24 horas em Porto Alegre

Qual é a diferença entre Clima e Tempo? Conceitos

30 de julho de 2018 Blog 0
qual a diferença entre clima e tempo? blog advento desentupidora porto alegre

Qual a diferença entre Clima e Tempo? E suas importâncias?

A grande diferença entre Clima e Tempo é: o tempo

A diferença entre Clima e Tempo está justamente no tempo. Não entendeu? Então leia nossos post e entenda um pouco deste assunto que afeta a vida de toda a população do planeta.

Clima

O Clima é como um perfil do tempo para um lugar específico. Ele leva em conta as tendências a longo prazo e registra todas as formas como medimos o clima, como temperatura, precipitação, umidade e velocidade do vento. Quando ocorre um evento climático periférico como um inverno extremamente rigoroso, isso não indica nada sobre o clima por si só. Mas quando uma tendência consistente como uma seca de 30 anos é observada, pode haver evidências de que o clima está mudando.

Tempo

O Tempo é o aqui e agora: as condições de curto prazo de todas as formas em que medimos o clima. É chuvoso ou ensolarado? Ventoso ou calmo? O tempo também pode se referir a tendências de prazo relativamente longo, como as condições atmosféricas ao longo de uma temporada inteira.

O clima muda gradualmente, enquanto o tempo pode mudar de um minuto para o outro.

mudanças climáticas



Prevendo o Clima e o Tempo

Você já parou e se perguntou qual a diferença entre Clima e Tempo? Você provavelmente verifica a previsão do tempo mais recente com mais frequência do que verifica as previsões climáticas mais recentes, mas ambas são importantes.

Os meteorologistas preveem as condições meteorológicas futuras usando modelos climáticos sofisticados. Esses modelos combinam dados atmosféricos recentes e atuais para produzir uma gama de padrões climáticos previstos, e os meteorologistas então usam o julgamento humano para restringir ainda mais esse intervalo para uma previsão mais precisa.

Os climatologistas tentam prever diferentes tipos de eventos usando intervalos muito mais longos de dados meteorológicos. Eles olham para trás ao longo das décadas para tentar descobrir como o clima pode ser diferente daqui a 100 anos. O planeta está ficando mais quente? Os níveis do oceano estão subindo? Os eventos climáticos extremos estão se tornando mais comuns? As respostas a essas perguntas têm implicações claras para todos nós, mas são de um tipo completamente diferente da questão de saber se vai chover amanhã.

A precisão das previsões meteorológicas está melhorando a todo o momento, de acordo com um estudo de 2017 da ForecastWatch, entre 2005 e 2016, os meteorologistas melhoraram suas previsões de pico de calor de uma margem de erro de quatro graus Fahrenheit para três graus. As perspectivas de cinco dias tornaram-se ainda mais precisas, melhorando em quase um grau e meio.

Os modelos de previsão climática são mais difíceis de avaliar quanto à precisão, devido à natureza inerente de longo prazo de suas previsões; teremos que esperar décadas, séculos ou mesmo milênios para ver quão precisas algumas dessas previsões são. Mas esses modelos também são testados contra os dados climáticos do passado, e aqueles que provaram a capacidade de simular com precisão o passado são vistos por muitos climatologistas como tendo a promessa de prever o futuro.

Quais fatores afetam o clima?

Existem seis fatores principais que influenciam o clima, e muitos alunos gostam de memorizá-los usando o dispositivo mnemônico, LOWERN.

  • Latitude: quão perto ou longe é o equador?
  • Correntes oceânicas: que temperaturas são as águas que fluem nas proximidades?
  • Vento: de onde vem, e é quente, frio, úmido ou seco?
  • Elevação: você está alto e seco, ou mais baixo e mais molhado?
  • Alívio: são colinas altas e montanhas que criam barreiras para a precipitação?
  • Aproximação à água: um oceano adjacente fornece temperaturas mais estáveis?

Como o clima e o clima afetam as contas de serviços públicos?

A maior parte das despesas com energia residencial é gasta aquecendo e esfriando casas, e esse custo é afetado tanto pelo tempo quanto pelo clima.

Você vê os efeitos do tempo refletidos em suas contas durante todo o ano. Quando o clima é ameno durante a primavera e o outono, as contas de luz geralmente são menores porque os sistemas de climatização estão funcionando com menos frequência. No verão e no inverno, as contas são mais altas. E se você vive em um clima extremo, os efeitos de curto prazo do clima podem ocasionalmente ficar caros. Durante uma onda de calor em Porto Alegre, por exemplo, condicionadores de ar podem manter o medidor elétrico zumbindo na velocidade máxima.

Mudanças no clima podem eventualmente afetar seus custos de energia também, mas com implicações mais amplas. Se você mora em uma região mais fria, como no Rio Grande do Sul, onde você costuma manter as janelas abertas no verão, você pode se ver usando o ar condicionado cada vez mais nas próximas décadas. Se as temperaturas oceânicas continuarem a subir, as regiões costeiras poderão ver tempestades tropicais e os furacões aumentarem em freqüência e intensidade. Os eventos de mudança climática podem até ameaçar a produção de energia de várias maneiras, o que poderia afetar os preços futuros da energia.

amazônia é o pulmão do mundo

Conclusão

Portanto, embora haja semelhanças entre Clima e Tempo, eles são bem diferentes e ambos são importantes. Um afeta nossas vidas cotidianas, enquanto o outro pode mudar toda a nossa percepção do que significa “normal”. Uma coisa é fato: é muito importante que saibamos respeitar o meio ambiente e que possamos preservar o planeta gerando o mínimo de impacto ambiental, para que essas mudanças climáticas demorem o máximo para nos atingir.

A Advento trabalha de forma sustentável e descarta todos os resíduos provenientes de sucção e limpeza de fossas, transporte de efluentes industriais, limpeza de tanques de óleo e combustíveis e limpeza de caixas separadoras de água e óleo. Estes serviços geram resíduos que poderiam prejudicar nosso ecossistema e por este motivo possuímos estações de tratamento especiais para realizar os descartes corretos.

Nossa empresa oferece diversos serviços ambientais e opera com máximo respeito ao meio ambiente. Nosso foco é na satisfação do cliente e no cumprimento de todas as normas ambientais vigentes no Brasil.

Para solicitar orçamento ao nosso departamento comercial, envie uma MENSAGEM ou ligue 24h para (51) 3519-2477 ou via Whatsapp (51) 99380-9502. O orçamento é grátis.

Siga a Advento nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Linkedin.

Leia também:



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *