ralo redondo ou linear

Ralo redondo ou linear: Entenda qual é a melhor opção para seu banheiro

Durante os processos de construção ou reforma, é muito comum ter preocupações com materiais que serão instalados em cada ambiente. No banheiro, a grande questão é a respeito do ralo, qual a melhor opção: Ralo redondo ou Linear?

Quem está construindo ou reformando precisa ter uma atenção com relação aos materiais que escolhe para o imóvel, pois eles podem impactar no conforto, segurança, além de aumentar a qualidade de vida das pessoas.

O processo de escolha dos materiais é uma questão válida tanto para imóveis residenciais quanto para os que são voltados para o trabalho.

Alguns ambientes recebem mais atenção do que outros, algo que pode gerar problemas no futuro, por isso analisar todas as opções disponíveis no mercado de materiais de construção pode ser um jeito de ter os melhores materiais para o seu escritório contábil.

Processos de obras e reformas em banheiros

Construções e reformas são procedimentos muito comuns nos imóveis. Este trabalho pode ser feito em todos os cômodos da edificação ou em pontos específicos em que a pessoa deseja realizar algumas mudanças.

Um lugar que é muitas vezes esquecido é o banheiro. No entanto, pensar diferente, como agregar um pouco de conforto neste ambiente pode ser um bom início e assim dar atenção a este espaço.

Uma reforma de banheiro exige mais cuidados e um planejamento para que o trabalho seja um sucesso. Isto posto, como planejar todos os detalhes?

O primeiro passo antes de iniciar as obras é avaliar as instalações elétricas e hidráulicas, procedimento muito importante em uma reforma no banheiro, já que são pontos onde pode ocorrer erros gravíssimos se não houver uma organização eficiente.

Os profissionais podem ajudar a identificar e planejar todo o processo das instalações, indicando os melhores materiais e as medidas adequadas para instalar corretamente os sistemas de água para o banheiro da Sala comercial compartilhada.

No momento do planejamento, você pode fazer um levantamento de todos os materiais que serão gastos, anotar os itens que precisam ser comprados e assim conseguir desenvolver uma boa programação orçamentária.

Durante a criação do plano, é muito importante considerar imprevistos que podem acontecer durante a obra e também a mão de obra.

Anotar tudo e criar um planejamento torna as obras mais organizadas e principalmente dentro do prazo e orçamento que você espera.

Uma questão importante para as pessoas que desejam realizar obras em imóveis comerciais é que o dono tenha um licenciamento ambiental para realizar as obras com segurança e sem problemas com órgãos públicos, estaduais ou municipais.

O que usar?

Após elaborar o planejamento, é importante verificar os itens que serão utilizados. O conforto e beleza do ambiente depende muito dos materiais utilizados no acabamento, por isso é importante pensar neste detalhe para garantir o sucesso do projeto.

Cada processo de reforma é único, mas existem alguns considerados básicos, como:

  • Espelhos e armários;
  • Louças sanitárias;
  • Duchas e chuveiros;
  • Assentos e cubas;
  • Acabamentos para registro;
  • Saboneteiras e porta-toalhas;
  • Organizadores e cestos;
  • Ralos.

Estes materiais são básicos, mas o uso pode variar conforme o projeto.

A importância dos ralos nos banheiros

O ralo é um item construtivo muito importante em diversos ambientes. Escolher o modelo de ralo errado pode gerar muitos problemas com o passar do tempo.

Mesmo sendo um item muito comum, as pessoas não pensam muito sobre os tipos de ralos que existem e as suas diferenças. 

Se você está em dúvidas sobre qual ralo instalar no banheiro da sua empresa de ar condicionado, conhecer a importância deste elemento no banheiro e os principais modelos podem ser um jeito de definir o melhor ralo para o local.

Muitas pessoas não pensam muito no ralo e acabam comprando qualquer modelo. Com o tempo, aparecem problemas de mau cheiro e poças de água. 

Isso, infelizmente, acontece porque, durante a compra, muitos pensam que basta um ralo simples e pronto, mas essa é uma peça com muita importância na construção, já que com o sistema de drenagem e escoamento do ambiente não funciona adequadamente.

Por mais que pareça simples, tubos que ficam interligados dentro dos ralos, criam um sistema complexo, proporcionando uma vedação perfeita, evitando o surgimento de odores do esgoto no ambiente, além de permitir que os resíduos cheguem até o seu destino.

Uma função importante dos ralos é evitar a entrada de insetos no banheiro e consequentemente na casa. Eles podem entrar pelos encanamentos, mas com alguns modelos que possuem grelhas, eles não conseguem entrar.

No geral, os ralos são compostos por uma caixa receptora, uma base que é encaixada no chão e fica responsável por realizar as ligações diretas com os tubos do esgoto. Alguns modelos têm grelha e tampa.

Tipos de ralos

Ao entender a relevância dos ralos e porque é essencial escolher um modelo adequado para o banheiro ou ambiente em que ele será instalado, você pode conhecer algumas opções de ralo que podem ser instalados em uma empresa de portaria e em outros locais.

O mercado oferece opções de ralos compostos em inox ou plástico. Há modelos que são ótimos para o espaço do box e boas opções para as áreas secas.

Algumas opções de ralo são:

  1. Ralo seco simples

Este modelo é o mais comum nos banheiros. Por não ter um sifão, esse modelo de ralo não pode ser conectado diretamente na tubulação de esgoto.

Quando a água escoa para o ralo, deixa um rastro livre para que os gases que trazem mau cheiro do esgoto retornem para o ambiente. 

Uma dica que pode ajudar as pessoas utilizarem este modelo de ralo é conectá-lo a uma caixa sifonada que ajudará a evitar o retorno dos odores.

O ralo seco simples pode ser composto de alumínio, plástico ou inox. Possui um preço acessível, o que justifica o seu uso em muitos banheiros. No entanto, é um modelo muito indicado para coleta da água da chuva e em ambientes como sacadas e varandas.

  1. Ralo sifonado

O ralo sifonado é outro modelo muito interessante. Do mesmo modo que um sifão de pia, essa opção de ralo possui um compartimento que consegue armazenar água no seu interior e assim tirar o mau cheiro.

Um ponto importante que as pessoas devem ter atenção, é que para trocar o ralo simples e ter um sifonado, é necessário trocar o encanamento, processo que exige uma pequena reforma no banheiro.

Deste modo, se você deseja instalar um ralo sifonado na sua empresa de brindes personalizados, precisa se preparar em questão de tempo e parte financeira para reformar o banheiro e assim fazer a instalação do ralo.

  1. Ralo linear

O ralo linear é um modelo que agrega elegância e modernidade para o banheiro, mas esse não é o único benefício desta opção de ralo.

O linear é uma excelente maneira de reduzir os cortes que ficam expostos no revestimento. Este modelo de ralo compõe uma boa paginação para o piso e isso facilita muito o escoamento e queda de água.

Este ralo pode ser encontrado no mercado em plástico ou inox, além de ter diversos materiais e grelhas que tornam a limpeza mais simples e evitam o entupimento, graças ao seu tamanho.

Para a instalação do ralo, é necessário deixá-lo no mesmo nível do revestimento. 

No momento de fazer o contrapiso, o profissional de obras precisa criar um rebaixamento que permite encaixar o ralo linear corretamente, de preferência no canto do box.

Um detalhe interessante deste ralo é que pode ser oculto, ou seja, pode ser instalado ao redor de piscinas, corredores e garagens.

  1. Ralo de canto 

Como o próprio nome já diz, é um modelo que deve ser instalado no canto do cômodo. Possui um formato de grelha em L ou triangular, sendo ideal para diversos ambientes.

No banheiro, o interessante deste modelo de ralo é a facilidade de escoamento da água na área do box. Outro detalhe importante é o processo de instalação que é muito simples e fácil assim como climatizadores evaporativos.

É prático e discreto, algo que permite ser instalado em ambientes externos. No mercado, há modelos que são anti-insetos, um fator interessante.

  1. Grelhas

As grelhas são modelos de ralos muito utilizados na área externa. Muitas pessoas confundem as grelhas com o ralo linear, graças ao design dos dois que é muito semelhante.

Conseguem captar a água da chuva com facilidade e por necessitar de um escoamento muito rápido, não possuem caixa sifonada.

  1. Ralo click

É uma excelente opção para quem não quer ter muito trabalho na obra do banheiro e no momento da limpeza, mas quer um toque de modernidade no ambiente. Esse modelo abre e fecha com apenas um click, facilitando o escoamento de água.

É um bom modelo para quem deseja ter um ralo fechado o tempo todo.

Considerações finais

Deste modo, conhecer os diversos modelos disponíveis no mercado é o modo de conseguir avaliar os benefícios e decidir o melhor ralo para utilizar no banheiro. 

Conversar com o responsável pela obra para conseguir definir o modelo do ralo é muito importante, assim como um laudo técnico de inspeção predial.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Para solicitar orçamento de serviços de desentupimento de esgoto na sua casa, condomínio ou empresa de Porto Alegre e região com um de nossos profissionais, em primeiro lugar, envie uma MENSAGEM ou ligue 24h para o fone (51) 3519-2477 | (51) 99380-9502. Certamente teremos uma solução para o seu problema.

Gostou do nosso post sobre soluções caseiras para desentupimento? Então compartilhe ele nas suas redes sociais e siga a Advento Desentupidora em POA – RS. Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Linkedin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.