é necessário sempre quebrar paredes e pisos para desentupir?

É necessário sempre quebrar paredes ou pisos para desentupir canos?

Quando acontece o infortúnio de um desentupimento na casa ou empresa, a preocupação começa a aparecer: vai ser necessário quebrar paredes para desentupir? Felizmente, a resposta é: nem sempre.

Em alguns casos, a quebra de paredes ou pisos pode ter que ser realizada, mas somente em lugares de difícil acesso.

De modo geral, o profissionalismo de especialistas e a potência dos instrumentos garante esse tipo de concerto sem sujeiras e complicações.

Aliás, reforçamos sempre a necessidade da contratação de profissionais de qualidade para esse trabalho. 

São pessoas com anos de experiência na área, os equipamentos de proteção necessários e a garantia do bom serviço sem sujar o local ou danificar outros objetos.

Contudo, para você que quer saber como funciona a desobstrução de canos sem quebrar paredes ou pisos, fique com a gente para aprender mais sobre esse assunto que explicaremos o funcionamento dos principais equipamentos para desentupir canos.

Como desentupir sem quebrar paredes ou pisos?

Existem diversas formas de desentupir canos sem a necessidade de quebrar paredes ou pisos. 

O que vai mudar é o contexto e a máquina mais adequada para cada situação. Indicamos, acima de tudo, a vistoria de um técnico, a fim de avaliar e dizer qual a melhor solução

Também é importante deixar bem claro, antes de começarmos a tratar desse problema, que o entupimento pode acontecer em qualquer tipo de cenário, da simples residência de uma família para uma empresa administradora de condomínio.

Dependendo do seu caso, até mesmo um simples desentupidor pode resolver a questão, sem precisar contratar máquinas mais pesadas. Tudo será decidido com um olhar cuidadoso com todo o cenário.

Além disso, com a evolução da tecnologia e do aprimoramento dos serviços das desentupidoras, a maioria dos casos impede o ato de quebrar paredes para desentupir.

Isso é possível graças à existência de alguns equipamentos próprios para esse serviço, encontrados nas melhores desentupidoras.

Nos tópicos abaixo, vamos passar pelas principais ferramentas de trabalho para desentupir cano sem quebrar paredes ou piso, além de alguns velhos conhecidos de quem já enfrentou esse problema anteriormente. São eles:

  • Hidrojateamento;
  • Máquina eletro-rotativa;
  • Cabo;
  • Máquinas manuais;
  • Arame;
  • Água quente;
  • Soda cáustica.

Essas são as ferramentas capazes de oferecer o serviço completo para a desobstrução de canos sem maiores preocupações. 

Para conferir como eles são usados, se aprofunde mais conosco abaixo.

Hidrojateamento

A técnica de hidrojateamento funciona a partir da liberação de um jato de água de alta pressão com capacidade de desobstruir os canos sem danificá-los. É o equipamento ideal para desentupir o cano sem quebrar as paredes ou pisos da sua empresa de portaria.

Ele possui quatro níveis de pressão diferentes: alto, médio, baixo ou ultra pressão. Não importa qual você escolha, não terá problemas com sua família ou com a chegada do cliente sem avisar. 

Em relação à estrutura do equipamento, ele possui uma mangueira e um bico especial. Ambos interligados a uma máquina de pressurização.

Um dos ambientes mais recomendados para usar o método de hidrojateamento é na desobstrução de esgotos. São nesses lugares que verificamos um grande volume de resíduos de sujeiras, por conta das chuvas.

Outros lugares possíveis de usar o hidrojateamento incluem: caixa de gordura, tanques, tubulações, colunas prediais, galerias fluviais e fossas sépticas. 

Vale lembrar que não é necessário um laudo técnico de inspeção predial ao optar por esse método de desentupimento, pois ele não faz uso de produtos químicos, logo, causando zero impacto ao meio ambiente.

Máquina eletro-rotativa

A máquina eletro-rotativa é o equipamento indicado para casos de pequenos impactos, como entupimento em ralos, pias e tanques. 

A composição dela é feita com molas e cabos flexíveis próprios para o desentupimento sem a necessidade de quebrar paredes para desentupir.

Um benefício bastante vantajoso dessa opção é que, além do desentupimento, ela também deixa o espaço do cano com o mesmo diâmetro anterior ao uso da ferramenta, a partir da raspagem interna das paredes.

Reforçamos que, caso você queira um trabalho bem feito, sem barulhos e quebra-quebra, nem danos à tubulação, recomendamos o contrato de empresas especializadas e técnicos profissionais.

Dessa forma, você não se preocupa com possíveis problemas ocasionados pelo desentupimento da sua administração de condomínios. Deixe tudo na mão de uma pessoa estudada e fique bem tranquilo.

Cabo

É com o visionamento do desentupimento por um especialista que vai ser possível dizer qual o melhor mecanismo. 

No caso, se for necessário usar um cabo, a opção de quebrar paredes para desentupir também não vai ser pensada.

Quando o técnico verificar que existem bloqueios dentro da tubulação, o cabo vai ser requisitado. 

São bloqueios simples, como pelos, cotonetes, cabelo e outros pequenos resíduos que eventualmente podem aparecer dentro desse cenário.

O funcionamento é como uma espécie de gancho, onde esse cabo retira delicadamente os elementos responsáveis por essa obstrução. É geralmente usado em pias, canos e ralos.

Máquinas manuais

Bastante usado em vasos sanitários e ralos, o desentupidor manual lembra o hidrojateamento, pois ele também cria uma pressão na água, com o objetivo de empurrar o material sólido pelo esgoto.

Antes de usar, certifique-se que o desentupidor é do tamanho do material que você deseja desentupir. 

Em seguida, com a ventosa da máquina bem posicionada, realize movimentos cuidadosos na boca do vaso ou do cano para criar a pressão necessária.

Caso seja necessário, adicione alguns baldes de água no vaso, apenas fique atento para evitar alagamentos. No caso de vaso, é indicado deixar a ventosa bem submersa.

Arame

De forma semelhante ao cabo, o desentupidor com arame é usado para retirar pequenos detritos sólidos do local. É rápido e prático e serve para situações inesperadas como a queda de brindes personalizados dentro dos ambientes.

É importante ficar atento ao nível de profundidade da obstrução. Dependendo do caso, outros equipamentos podem ser necessários. Também evite arames muito rígidos, pois podem causar problemas aos canos.

Água quente

Se a ideia é evitar quebrar paredes ao desentupir, o uso da água quente pode ser uma boa solução, mas em casos específicos como gordura ou sabão. Em materiais sólidos, ela não é suficiente.

Também não deixe a água muito quente porque pode piorar a situação. 

Algumas pessoas optam por fazer algumas misturas com a água quente ou substituir a mesma por suco de limão, também quente.

Tem quem use detergente para desentupir o ralo da pia. Dessa forma, você deve usar após alguns minutos de ter despejado a água quente, com a pia seca e sem água no cano.

Há também a possibilidade do uso da soda cáustica com a água quente. O processo é semelhante ao descrito na questão do detergente, porém, com a soda cáustica você talvez precise repetir a adição de água quente para fazer efeito.

Soda cáustica

Falando na opção da Soda cáustica, separamos um tópico para falar sobre o seu uso individual pois ele é bastante conhecido, mas nem sempre é indicado por técnicos especialistas.

Isso acontece porque ela pode causar um entupimento ainda maior no cano, devido à tendência de ocasionamento de saponificação (processo de fabricação de sabão) ao entrar em contato com a gordura do ambiente.

Fora a piora no entupimento, causando transtornos desnecessários aos funcionários de um escritório contábil, por exemplo, a soda cáustica é bastante perigosa para ser usada por pessoas sem prática.

Na pele, pode ocasionar queimaduras. Nos olhos, cegueira. E ao inalar, pode causar danos à vias respiratórias, podendo até causar pneumonia química.

Procure por um profissional

A dica mais valiosa que podemos dar é para que você procure um profissional. Os procedimentos relatados acima são feitos com mais cuidado nas mãos de pessoas especialistas no serviço, que sempre estão desentupindo canos.

Existem diversas empresas do ramo, muitas com o devido licenciamento ambiental, preparadas para analisar o seu caso e certificar de qual equipamento você precisa para a realização do serviço.

Sabendo como cada um dos mecanismos funciona, você pode entender melhor como serão aplicados. Mas, lembre-se, apenas um profissional conseguirá plenamente fazer o serviço sem precisar quebrar paredes para desentupir canos.

Desentupir cano sem quebrar piso é possível!

Depois de passarmos por todas as etapas e dicas, você entende agora a possibilidade e o potencial seguro para o desentupimento de cano, sem a menor necessidade de quebrar pisos ou paredes.

Seja em ambientes em que a principal atividade é ensinar orçamento obra residencial ou em restaurantes, o entupimento de canos é uma realidade, sempre possível de acontecer, mas nem sempre com o pânico de antigamente.

Considerações finais

Com bastante cuidado, delicadeza e atenção, o técnico responsável pelo serviço vai fazer o trabalho com qualidade, desentupindo sem causar nenhum dano ao meio ambiente, e nem ao seu local. Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Para solicitar orçamento de serviços de desentupimento de esgoto na sua casa, condomínio ou empresa de Porto Alegre e região com um de nossos profissionais, em primeiro lugar, envie uma MENSAGEM ou ligue 24h para o fone (51) 3519-2477 | (51) 99380-9502. Certamente teremos uma solução para o seu problema.

Gostou do nosso post sobre soluções caseiras para desentupimento? Então compartilhe ele nas suas redes sociais e siga a Advento Desentupidora em POA – RS. Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Linkedin.

Imagem: Encanador foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.