fbpx

Como prevenir e acabar com lesmas de jardim

Desentupidora 24 horas em Porto Alegre

Como prevenir e acabar com lesmas de jardim

26 de outubro de 2019 Blog 0
como prevenir e acabar com lesmas de jardim

Como prevenir e acabar com lesmas de jardim

Aprenda aqui a acabar com as lesmas do seu jardim de uma vez por todas

Procurando formas de acabar com as lesmas do seu jardim ou horta? Aqui estão dicas sobre identificar, controlar, e se livrar de lesmas de forma a proteger suas plantas.

O que são lesmas?

Lesmas são pragas de jardim muito prejudiciais que podem ser encontradas em todo o país, mais facilmente em climas mais úmidos. É provável que seu jardim tenha mais lesmas durante uma estação particularmente chuvosa.

Lesmas não são insetos, são moluscos de corpo mole. As lesmas nunca mudam, porque são membros do filo Mollusca, junto com a lula gigante, a pervinca e o molusco a vapor. Ao contrário dos moluscos de mar, a lesma está equipada com um único pulmão. Sua concha está ausente ou representada apenas por um pequeno prato.

Lesmas são hermafroditas, com cada indivíduo tendo órgãos reprodutores masculinos e femininos. Como seria de esperar, a vida amorosa delas é complexa. A lesma comum do jardim cinza dança uma valsa nupcial elaborada de uma hora antes do acasalamento, enquanto outras espécies realizam movimentos acrobáticos enquanto são suspensas por fios de lodo.

Identificação de Lesmas

A maioria das lesmas de jardim é cinza a marrom escuro e cerca de 2,5 cm de comprimento. Eles vão se esconder em lugares escuros e úmidos durante o dia. Muitas pessoas perguntam: “De onde vêm as lesmas?” Isso ocorre porque elas são difíceis de detectar no solo devido à sua cor escura, mas também porque elas se alimentam apenas à noite e se escondem durante o dia. Se você perceber que tem danos causados ​​por lesmas, mas não consegue encontrá-las, não está sozinho.

As lesmas deixarão uma secreção viscosa onde estiveram; portanto, mesmo que você não consiga vê-las, saberá que elas estão lá. Procure lodo nas plantas e no solo circundante. É mais fácil ver as trilhas do lodo logo pela manhã.
Você pode monitorar a atividade das lesmas em seu jardim cavando orifícios com dez centímetros de largura e seis centímetros de profundidade.

Cubra esses orifícios com uma placa e verifique se há lesmas após três dias. Se você vir muitas delas, essas podem ser as pragas sorrateiras que estão comendo suas plantas! Lesmas colocam seus ovos em solo úmido ou composto. Suas populações podem crescer rapidamente em condições frescas e úmidas.



Danos causados por lesmas

O que as lesmas comem? Alimentam-se de quase tudo no jardim – procure buracos e bordas irregulares nas folhas e caules. Os orifícios devem ter formas irregulares devido às peças bucais semelhantes a limas. Mudas pequenas podem ser totalmente consumidas.

Lesmas podem digerir tecidos da maioria das plantas, mas você pode encontrá-los especialmente comendo seus feijões, alface, couve e tomate.

Como acabar com lesmas de jardim?

  • Você pode criar a armadilha perfeita para acabar com lesmas colocando tábuas ou pedaços de papelão no solo nu ao redor de suas plantações. Todas as manhãs, vire as tábuas e raspe as lesmas escondidas do jardim em grandes recipientes de plástico. Cubra e coloque no freezer por três horas. Quando congelado, jogue-o na pilha de composto.
  • Coloque pratos rasos de cerveja (isso mesmo, cerveja) ao redor do jardim para atrair as lesmas a uma “morte bêbada”. Ou misture água com melado, farinha de milho, farinha de trigo e fermento para substituir a cerveja. Estas são duas grandes iscas de lesma que podem ajudar a controlar a população de lesmas do seu jardim.
  • Algumas lesmas são um pouco resistentes à cerveja e podem rastejar para fora do prato. Se você perceber isso, tente criar uma armadilha de cerveja da qual eles não possam escapar: Corte a ponta do bico de uma garrafa pet exatamente onde ela atinge o diâmetro mais largo. Agora, vire a bica para que ela aponte para dentro da garrafa e prenda-a com grampos ou fita adesiva. Despeje um pouco de cerveja na garrafa (adicione fermento extra, se desejado) e coloque-a de lado no jardim.
  • Se necessário, saia e escolha algumas lesmas – uma tarefa que deve ser realizada no crepúsculo da noite ou no início da madrugada, antes que eles procurem abrigo do calor do dia.
  • Se você precisar de um repelente para lesmas para manter as lesmas longe de plantas tenras, circule-as com cinzas de madeira (que também são uma boa fonte de potássio para suas plantas), terra de diatomáceas, folhas de cobre, grãos de café, agulhas de pinheiro, folhas grossas ou esmagadas cascas de ovo. Essas coberturas ásperas rasgam a tenra pele de uma lesma.
  • O álcool mata essas pragas, agindo como um surfactante, ou agente umectante, que pode penetrar na camada de armadura cerosa de um molusco e matar em contato com o corpo. O isopropanol (álcool) funciona bem e é fácil de encontrar, mas verifique se ele não possui aditivos. O etanol (álcool de cereais) parece funcionar melhor.
  • Um spray de café frio pode controlar pequenas lesmas, mas deve encharcá-las completamente para ser eficaz.
  • Foi demonstrado que algumas plantas se saem bem, apesar de estarem próximas de lesmas. Se você costuma ter lesmas e está tendo problemas para se livrar delas, tente plantar calêndula ou hortelã para reduzir os danos.
  • Tente este conselho antiquado para acabar com lesmas: Uma cobertura de folhas de carvalho é útil contra lesmas. Para controlar lesmas, nossos avós espalhavam folhas de alface, espinafre, repolho ou fatias de batata crua no jardim. Os comedores noturnos se reuniram sob esses materiais e na manhã seguinte foram reunidos e eliminados.
  • Sapos e rãs são bons consumidores de lesmas. Os mais antigos, aprenderam a usar materiais simples para o controle de pragas. Eles descobriram que lesmas não gostam de solo alcalino. Cal esculpida, cinzas de madeira, escória, areia e cinzas foram úteis contra lesmas no passado.



Como prevenir lesmas?

  • É útil varrer o seu jardim no início da primavera, a fim de limpar alguns dos detritos úmidos que as lesmas adoram, bem como remover os ovos das lesmas. Lascas de madeira grandes também fornecem esconderijos para lesmas, portanto, tente não usá-las.
  • Somente regue seu jardim quando necessário, a fim de minimizar os locais úmidos nos quais as lesmas se reúnem.
  • Lesmas têm muitos predadores naturais. Se você tiver galinhas ou patos, eles ajudarão comendo lesmas e seus ovos. Além disso, certifique-se de preservar as populações sapos, rãs e besouros no seu jardim. As larvas do vaga-lume também são predadores naturais, então descubra como atrair vaga-lumes para o seu jardim. O mesmo vale para os pássaros canoros, então utilize atrativos para pássaros como água adocicada e alpiste no seu jardim.
  • As lesmas sofrem um pequeno choque quando expostas ao cobre, o que as fará voltar atrás. Tente fazer um perímetro em torno de suas plantas com fita de cobre.
  • O plantio associado é uma ótima maneira de prevenir pragas. Para manter as lesmas longe de plantas mais valiosas, coloque as plantas que repelem lesmas perto de sua horta ou jardim como uma armadilha e destrua as plantas infestadas. Boas armadilhas para lesmas incluem cerefólio, calêndula, lavanda e tomilho.

Conclusão

Gostou do nosso post sobre como prevenir e acabar com lesmas de jardim? Então compartilhe ele nas suas redes sociais e siga a Advento. Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Linkedin.

Para solicitar orçamento, em primeiro lugar, envie uma MENSAGEM ou ligue 24h para o fone (51) 3519-2477 | 99380-9502. Certamente teremos uma solução para o seu problema.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *