Surto de toxoplasmose em Santa Maria: água contaminada?

Desentupidora 24 horas em Porto Alegre

Surto de toxoplasmose em Santa Maria: água contaminada?

4 de julho de 2018 Blog 0
surto de toxoplasmose em santa maria / rs

Surto de Toxoplasmose em Santa Maria / RS pode ter sido causado por contaminação na água

Já são mais de 590 casos registrados com mais de 1300 casos suspeitos e surto na cidade gaúcha já é o maior da história no mundo

O surto de toxoplasmose que atinge a cidade gaúcha de Santa Maria provavelmente é provocado pela água e pelo consumo de hortaliças, de acordo com um estudo realizado pela equipe de investigação do Ministério da Saúde e apresentado nesta terça-feira, 26, às autoridades locais. Há ainda a possibilidade de haver contaminação cruzada (hortaliças serem irrigadas por água contaminada) o que determinaria os próximos passos das investigações. “O trabalho agora fica concentrado nesses dois elementos”, afirmou o superintendente de Vigilância de Santa Maria, Alexandre Streb.



Casos confirmados

Em boletim divulgado na sexta-feira (29) pelos governo estadual e municipal, Santa Maria chegou a marca de 594 casos confirmados de toxoplasmose. Na atualização anterior, no dia 18 deste mês, o município tinha 569 pessoas diagnosticadas com a doença. Além disso, o boletim traz números ainda mais preocupantes. Há notificação de 1.563 casos do surto. Deste número, 1.291 foram considerados suspeitos e outros 212 ainda precisam passar por classificação.

Ainda conforme o material, elaborado pelo Estado e pela prefeitura, 594 casos foram confirmados por meio da realização de contraprova junto ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Ainda 262 deles foram descartados e outros 435 seguem sendo investigados.

O surto de toxoplasmose foi confirmado em abril deste ano. Até então, as autoridades tratavam os casos que surgiram, no começo do ano, como um surto febril. Após a confirmação de toxoplasmose, a ocorrência aumentou e já é considerada o maior surto já registrado e documentado do mundo.

Causas da toxoplasmose

A toxoplasmose é causada por um protozoário. A infecção em humanos ocorre por três vias: contato direto com solo, areia ou latas de lixo contaminados com fezes de gatos infectados; ingestão de carne crua ou mal cozida infectada (sobretudo carne de porco e de carneiro), e infecção transplacentária durante a gravidez. 

toxoplasmose

 

 

 

 

 

 

Ela pode ser assintomática ou apresentar um quadro clínico mais complicado, que envolve febre, cansaço e mal-estar.

Sintomas

Em alguns casos os sintomas não se manifestam, mas podem ser:
  • Febre
  • Cansaço
  • Mal estar
  • Gânglios inflamados
  • O período de incubação da toxoplasmose vai de 10 a 23 dias quando a causa é a ingestão de carne, e de 5 a 20 dias quando o motivo é o contato com cistos de fezes de gatos.

Prevenção

A Sociedade Brasileira de Infectologia lista algumas medidas de prevenção:

lavar alimentos para prevenir toxoplasmose

  • Não ingerir carnes cruas ou malcozidas;
  • Comer apenas vegetais e frutas bem lavados em água corrente;
  • Evitar contato com fezes de gato. As gestantes, além de evitar o contato com gatos, devem submeter-se a adequado acompanhamento médico (pré-natal). Alguns países obtiveram sucesso na prevenção da contaminação intrauterina fazendo testes laboratoriais em todas as gestantes;
  • Em pessoas com deficiência imunológica a prevenção pode ser necessária com o uso de medicação dependendo de uma análise individual de cada caso.



Riscos durante gravidez

Também foram confirmados dois abortos e três óbitos fetais (com mais de 20 semanas de gestação). Estão ainda em investigação 312 registros. Entre eles, 145 em gestantes, 17 bebês com suspeita de toxoplasmose congênita e um aborto.

riscos da toxoplasmose durante a gravidez

Os primeiros casos começaram a ser notados por médicos em fevereiro, mas somente em abril o sinal de alerta foi dado para autoridades sanitárias. Desde então, uma força-tarefa foi montada para identificar o que levou à explosão do número de casos. A água sempre foi apontada como a principal suspeita de fonte de infecção. Isso porque casos ocorreram em várias partes da cidade, de forma simultânea.

Na semana passada, o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, havia afirmado que a contaminação era provocada pela água. Horas depois, no entanto, a pasta recuou. Em nota, informou que essa apenas era uma hipótese.

Limpeza de reservatórios de água

A Corsan antecipou a limpeza dos reservatórios de água em uma semana, no dia 25 de junho. A companhia, no entanto, diz que o trabalho de limpeza adiantado não tem relação com o surto. Ainda assim, não descarta a contaminação da água. Essa limpeza dos reservatórios seria feita na próxima semana. A superintendência da empresa justificou que os técnicos já haviam concluído um treinamento, e que estavam disponíveis para outra tarefa.

A limpeza da caixa d’água deve ser feita periodicamente sempre que perceber que a mesma está suja ou no mínimo de seis em seis meses.

Evite a formação de lodo

Nada mais nojento do que estar tomando banho ou lavando algo e ver aquele lodo descendo pela torneira, além disso, isso também faz mal à nossa saúde, e mantendo sua caixa d’água sempre limpa e higienizada com limpezas regulares isso pode ser evitado. Inclusive doenças como a toxoplasmose podem contaminar a água e este lodo da caixa d’água. Evite que o surto de toxoplasmose contamine a sua caixa d’água pondo em risco a sua saúde e de sua família.

A Advento realiza limpeza de caixa d’água preventiva e corretiva em residências, condomínios, escolas, indústria entre outros.

Bactérias

Muita gente acha que pelo fato de não consumir a água da caixa d’água não é necessário mantê-la limpa e higienizada, mas não é verdade. Bactérias podem ser prejudiciais à sua saúde através do banho, lavagem de alimentos, roupa ou louças e muito mais.

Fique atento

Este surto de toxoplasmose pode nos trazer algumas lições capitais. A importância da integração entre as políticas públicas de saúde, saneamento, de meio ambiente e de educação, dentre outras. A prevenção é o melhor remédio. A capacitação e a pesquisa precisam andar juntos e os governos e governantes precisam dar mais importância às necessidades básicas da população. Economia também se gerencia com prevenção, pois um real investido em saneamento, promove a economia de quatro reais com o tratamento curativo de doenças de veiculação hídrica, a exemplo, da toxoplasmose.

Gostou do nosso post? Então siga a Advento nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Linkedin.

Leia também:

Para solicitar um orçamento ao nosso departamento comercial, envie uma MENSAGEM ou ligue 24h para (51) 3519-2477 ou via Whatsapp (51) 99380-9502. O orçamento é grátis.

Fontes: G1 RS | GaúchaZH | Governo do Brasil