porto alegre tem praia? lago guaiba

Porto Alegre tem praia? Conheça a orla da capital gaúcha

Saiba tudo sobre as praias de água doce presentes na orla do Lago Guaíba em Porto Alegre / RS

Muitas capitais brasileiras são cidades litorâneas e cheias de belezas naturais, mas e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, tem praia? Sim, a capital gaúcha possui praias, entretanto são praias de água doce. Isso porque a cidade é banhada pelo Lago Guaíba, também popularmente chamado por Rio Guaíba ou apenas Guaíba.

O Guaíba é um Lago que recebe águas de diversos rios importantes do Rio Grande do Sul, como os Rios: Jacuí, Caí, Gravataí e dos Sinos. Além disso, uma grande fonte de água do Guaíba é a Laguna dos Patos, ou como é conhecida popularmente: Lagoa dos Patos. Essa é a maior laguna da América Latina e possui ligação com o mar lá no Sul do estado, no município de Rio Grande.

por do sol do guaiba
Por do Sol do Guaíba – Imagem: Canva

Infelizmente, devido ao despejo de águas residuais de esgoto no Guaíba, nem todas as praias da capital são balneáveis. Nesses pontos sem a possibilidade do banho, as belezas naturais como o Pôr do Sol, as atividades físicas e passeios ao ar livre são os atrativos disponíveis para os moradores e turistas que visitam a cidade.


Balneabilidade das praias em Porto Alegre

Segundo o último Relatório de balneabilidade das praias da orla do Guaíba, divulgado em Abril/2022 pelo DMAE, 4 pontos de banho foram considerados com águas próprias para banho, sendo três deles na Praia de Belém Novo e um na Praia do Lami. Para chegar a esse relatório, foram analisadas amostras de 6 pontos de banho.

Segundo informou uma publicação do site da prefeitura de Porto Alegre, a análise da balneabilidade segue o disposto pela Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que estabelece que 80% das análises, de um conjunto das cinco últimas amostras, devem apresentar um número de Escherichia coli não superior a 800 NMP/100 mL e que na última amostragem este valor não ultrapasse 2000 NMP/100 mL. O valor do pH deve permanecer na faixa de 6,0 a 9,0.


Praias de Porto Alegre / RS

1. Praia de Ipanema

porto alegre tem praia ipanema
Praia de Ipanema / Porto Alegre | Imagem: Canva

Apesar de não possuir balneabilidade, a Praia de Ipanema é um cartão postal porto-alegrense e é frequentada em massa, principalmente durante os finais de semana. Possui muitas opções de bares, restaurantes e também espaço para caminhadas ao ar livre ou apenas para curtir momentos com os amigos e a família. A Praia de Ipanema fica localizada no bairro de mesmo nome na zona sul de Porto Alegre.


2. Praia de Belém Novo

belém novo
Praia de Belém Novo / Porto Alegre | Foto: Cristine Rochol/PMPA

A Praia de Belém Novo fica localizada no bairro de mesmo nome no extremo sul da capital gaúcha. Possui três praias consideradas próprias para banho, segundo o último relatório da Prefeitura.

  1. Posto 1 (Praça José Comunal, em frente à garagem da empresa de ônibus) – águas próprias para banho
  2. Posto 2 (Praia do Leblon, avenida Beira-Rio, em frente à rua Antônio da Silva Só) – águas próprias para banho
  3. Posto 3 (Praia do Veludo, avenida Pinheiro Machado, em frente à praça) – águas próprias para banho

3. Praia do Lami

praia do lami
Praia do Lami / Porto Alegre | Foto: Alex Rocha/PMPA

Outra praia do extremo sul da capital é a Praia do Lami, que possui um ponto considerado próprio para banho no último relatório da prefeitura.

  1. Posto 1 (acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, nas imediações da segunda guarita de salva-vidas) – águas próprias para banho

A Praia do Lami teve 2 pontos considerados impróprios para banho no último relatório.

  1. Posto 2 (acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, em frente à primeira guarita de salva-vidas) – águas impróprias para banho
  2. Posto 3 (avenida Beira-Rio, em frente ao número 510) – águas impróprias para banho

4. Orla do Guaíba / Gasômetro

orla do guaíba em porto alegre rs
Orla Moacyr Scliar em Porto Alegre | Foto: Cesar Lopes/ PMPA

Outro ponto muito frequentado é a Orla do Guaíba próximo à Usina do Gasômetro. Este sempre foi um ponto turístico muito frequentado na capital, e depois da revitalização da Orla, este movimento aumentou ainda mais, com a construção de restaurante, lanchonetes, quadras poliesportivas e uma pista de skate nova. É hoje um dos pontos mais frequentados durante os finais de semana da capital. Não é uma praia mas oferece um visual incrível.


Considerações finais

Como você pode ver, tem praia em Porto Alegre, sim. Apesar de não ser uma cidade litorânea, a capital gaúcha oferece opções de banho e de lazer em sua orla às margens do belíssimo Lago Guaíba.

Para solicitar orçamento de serviços de desentupimento de esgoto na sua casa, condomínio ou empresa de Porto Alegre e região com um de nossos profissionais, em primeiro lugar, envie uma MENSAGEM ou ligue 24h para o fone (51) 3519-2477 | (51) 99380-9502. Certamente teremos uma solução para o seu problema.

Gostou do nosso post sobre as praias de Porto Alegre? Então compartilhe ele nas suas redes sociais e siga a Advento Desentupidora em POA – RS. Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Linkedin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.