como funciona uma estação de tratamento de esgoto ete porto alegre rs

Como funciona uma estação de tratamento de esgoto?

Em uma estação de tratamento, a água contaminada que retorna de casas, comércios e indústrias passa por várias etapas para ser despoluída

Na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) a água com impurezas que retorna de casas, empresas e indústrias passará por várias etapas para ser despoluída e devolvida ao meio ambiente. Um processo que leva até vinte dias, na fase líquida e sólida, para que sejam retirados todos os dejetos.

A falta de tratamento dos esgotos e condições adequadas de saneamento podem contribuir para a proliferação de inúmeras doenças parasitárias e infecciosas além da degradação do corpo da água. A disposição adequada dos esgotos é essencial para a proteção da saúde pública.

Aproximadamente, cinqüenta tipos de infecções podem ser transmitidas de uma pessoa doente para uma sadia por diferentes caminhos, envolvendo os excretas humanos. Os esgotos, ou excretas, podem contaminar a água, o alimento, os utensílios domésticos, as mãos, o solo ou ser transportados por moscas, baratas, roedores, provocando novas infecções.

Doenças podem se espalhar com a falta de tratamento de esgoto adequado

Epidemias de febre tifoide, cólera, disenterias, hepatite infecciosa e inúmeros casos de verminoses – algumas das doenças que podem ser transmitidas pela disposição inadequada dos esgotos – são responsáveis por elevados índices de mortalidade em países do terceiro mundo. As crianças são suas vítimas mais freqüentes, uma vez que a associação dessas doenças à subnutrição é, geralmente, fatal.

A elevação da expectativa de vida e a redução da prevalência das verminoses que, via de regra, não são letais mas desgastam o ser humano, somente podem ser pretendidas através da correta disposição dos esgotos. Outra importante razão para tratar os esgotos é a preservação do meio ambiente.

Conheça as etapas por onde os resíduos de esgoto da sua casa ou empresa passam antes de retornar para os rios

  • Tanque de areia
  • Reatores
  • Tanques de aeração
  • Decantador secundário
  • Última etapa da fase líquida
  • Processo sólido

1. Tanque de areia

No tanque de areia, os resíduos de esgoto circulam bem devagar para que a areia fique depositada no fundo do tanque.

2. Reatores

Nos reatores, as bactérias dos tanques contribuem para reduzir a poluição e originar o lodo. Elas se alimentam dos resíduos e suas fezes geram o lodo de esgoto.

3. Tanques de aeração

Neste tanque, as bactérias aeróbias auxiliam na destruição das impurezas, à medida que produzem a oxigenação da água.

4. Decantador secundário

No decantador, o resíduo de esgoto fica em repouso, o que contribui para que quase todas as impurezas fiquem no fundo do reservatório.

5. Última etapa da fase líquida

Nesta etapa, outras bactérias estéreis, originadas pelos raios ultravioleta, terminam por consumir o restante das impurezas. Somente aí a água retornará para o curso do rio.

6. Processo sólido

Por fim, o lodo é desidratado, em um equipamento chamado adensador, para a total retirada da água, compactado e, assim, despejado em aterro sanitário.

Conclusão

O esgoto contamina rios, lagos, represas e mares porque possui excesso de sedimentos e micro-organismos que podem causar doenças, como a esquistossomose, leptospirose, cólera e piodermites. Dai a importância que haja estações de tratamento de esgoto em todas as cidades, assim como em Porto Alegre – RS.

Lembre-se que todos podemos fazer a nossa parte para que os esgotos sejam tratados da melhor forma, realizando a instalação de sistemas de fossas sépticas em casa ou na empresa e caso resida em condomínios, se informando se o síndico está solicitando as limpezas preventivas de fossas, filtros e caixas de esgoto do local, periodicamente.

Gostou do nosso post sobre o funcionamento de uma estação de tratamento de esgoto? Então compartilhe ele nas suas redes sociais e siga a Advento. Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Linkedin. Para solicitar orçamento de serviços de limpeza e desentupimento em Porto Alegre e região conosco, em primeiro lugar, envie uma MENSAGEM ou ligue 24h para o fone (51) 3519-2477 | 99380-9502. Certamente teremos uma solução para o seu problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat