como fazer o rato sair do esconderijo confira 5 formas de fazer isso

Como fazer o rato sair do esconderijo? 5 formas de fazer isso!

Eliminar um rato pode parecer um pouco mais fácil depois que você conferir essas dicas

Você procura saber como fazer um rato sair do esconderijo? Primeiramente você precisa ter certeza que se trata de uma infestação desse tipo de praga. Você identificou marcas que parecem ser feitas por um roedor, ou tem ouvido barulhos pela casa ou no forro, encontrou fezes pelo chão da cozinha? Isso pode ser sinal que há ratos na sua casa.

Os ratos são roedores muito espertos e rápidos, sobretudo porque tem medo dos humanos, então dificilmente você verá um roedor desses passeando pela casa durante o dia. Outro fator que dificulta a sua captura é que eles costumam habitar locais de difícil acesso para as pessoas, então a forma de capturá-los deve ser estratégica.

Porque os ratos aparecem?

Há dois motivos principais para um ou mais ratos se mudarem para a sua casa ou negócio: fonte de comida e fonte de água. Se a sua casa, restaurante, loja ou outro tipo de local oferece água e alimentos para ele, pode ter certeza que é ali que ele irá querer morar.

Farelos, lixo mal acondicionado, esgoto a céu aberto, vazamentos de água, rações e água de cães e gatos em potes no chão, caixa de gordura ou fossa mal fechadas. Essas e outras situações similares podem representar uma boa fonte de água e alimentação para um rato.


Como fazer o rato sair do esconderijo?

Você já sabe porque o rato apareceu na sua casa, e agora precisa tirá-lo do esconderijo? Confira 5 dicas que podem te auxiliar nessa captura.

1. Acabe com fontes de água e alimentos

Elimine quaisquer fontes fáceis de água e alimentos que possam estar fazendo o rato gostar da sua hospitalidade. Vazamentos, potes com água, rações de pet’s, farelos e outros resíduos. Praticamente tudo que é orgânico que estiver “dando sopa” será um atrativo para um roedor desses. Procure eliminar isso e provavelmente o rato irá embora.


2. Tenha um gato ou “simule ter um”

Ter um gato em casa sempre é uma forma de manter os ratos longe ou pelo menos sendo caçados o tempo todo. Você também pode adquirir uma ou mais caixas de areia para gatos e deixá-las nas suas portas. Isso fará com que o cheiro de urina de gato auxilie na tarefa de espantar ratos.


3. Porta-iscas

Você pode colocar alguns porta-iscas próprios para capturar ratos no seu jardim e até mesmo dentro de casa, preferencialmente debaixo dos armários e em cantos da parede, que são locais onde os ratos costumam trafegar, principalmente a noite.


4. Utilize aromas que eles não gostam

Se você tem conhecimento do esconderijo do rato, utilize aromas que ele pode não gostar para espantá-lo do esconderijo, e assim capturá-lo. Você pode comprar óleos essenciais ou essências artificiais para simular esses aromas. Os ratos não gostam dos seguintes aromas:

  • Alho
  • Cebola
  • Pimenta
  • Cravo
  • Amônia
  • Álcool

5. A velha e boa ratoeira

Outra maneira de fazer o rato sair do esconderijo é utilizando a velha e boa armadilha: a ratoeira. Coloque uma ou mais ratoeiras perto do esconderijo ou debaixo dos armários, com iscas favoritas de um rato, como pedaços de queijo, frutas, doces e pães. Se você possui animais de estimação, precisará ter mais cuidado com os locais onde instalará as ratoeiras.


Atenção aos problemas que um rato pode trazer

Você deve ter cuidado ao tentar capturar um rato, já que esse animal pode transmitir doenças como: raiva, leptospirose entre outras. Além disso, os ratos podem estragar móveis, roupas e madeiramento da casa, então assim que algum sinal de infestação surgir, aja rapidamente.


Considerações finais

De qualquer forma, se você usar as dicas acima, aumentará muito as chances de fazer o rato sair do esconderijo. Se nenhuma das dicas funcionar, podemos te ajudar com nosso serviço de desratização, oferecido em Porto Alegre e região.

Para solicitar orçamento de serviços de esgoto na sua casa, condomínio ou empresa com um de nossos profissionais, em primeiro lugar, envie uma MENSAGEM ou ligue 24h para o fone (51) 3519-2477 | (51) 99380-9502. Certamente teremos uma solução para o seu problema.

Gostou do nosso post? Então compartilhe ele nas suas redes sociais e siga a Advento Desentupidora em POA – RS. Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Linkedin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.