cocô de rato e camundongo qual a diferença como identificar

Cocô de rato e camundongo: qual a diferença?

Saiba como identificar se sua casa está infestada por ratos ou camundongos (filhotes de ratos)

Se tem algo que deixa a maioria das pessoas com muito nojo é ver um punhado de cocô de rato pela casa ou em seu comércio. Se o caso for de encontrar esse excremento na cozinha então, muitas coisas negativas podem passar na sua cabeça.

Uma dúvida surge logo de cara: será cocô de rato (Rattus rattus) ou de camundongo (Mus musculus)? Na verdade, qualquer que seja o roedor habitando a sua casa, isso trará alguns transtornos para você, sua família ou clientes.

Se você está com essa dúvida, chegou ao post certo, pois vamos te ajudar a diferenciar o cocô de rato do cocô de camundongo, e como proceder em caso de infestação por essa praga.


Qual a diferença de ratos (Rattus rattus) e camundongos (Mus musculus)?

Características dos camundongos (Mus musculus):

cocô de camundongo mus musculus
  • Tamanho: Os camundongos medem de 12 a 20cm de comprimento, incluindo a cauda, e pesam de 12 a 30 gramas.
  • Cor: Podem ser de cor branca, marrom ou cinza.
  • Cabeça: Seus focinhos são triangulares e apresentam bigodes longos.
  • Caudas: Camundongos têm orelhas grandes, caudas longas, finas e peludas.

Esses roedores podem ser encontrados em todo o mundo em uma variedade de climas e ambientes. Eles podem viver até seis anos em cativeiro, embora a maioria naturalmente viva menos de um ano. Camundongos são de natureza noturna, tímida, social e territorial.


Características dos ratos (Rattus rattus):

cocô de rato rattus rattus
  • Tamanho: Os ratos são de tamanho médio para roedores grandes. No entanto, os ratos podem crescer até 40cm ou mais e pesar consideravelmente mais do que os ratos.
  • Cor: Seus pelos são brancos, cinzas, marrons ou pretos e muitas vezes são sujos o suficiente para deixar marcas de gordura em superfícies tocadas.
  • O focinho do rato é mais contundente que o do camundongo.
  • Caudas: Caudas longas que são comumente sem pelos e escamosas.

Como os camundongos, os ratos também são encontrados em todo o mundo, em ambientes variados. Eles também são noturnos na natureza.


Qual a diferença entre cocô de rato e cocô de camundongo?

Os camundongos são roedores menores, portanto seu cocô também é proporcionalmente menor. Pode medir o tamanho aproximado de um grão de arroz. Em medidas, esse tamanho pode variar de 1mm a 2mm de espessura e de 3mm a 6mm de comprimento. Cocô do camundongo é mais pontudo, tem sua coloração pendendo para um preto fosco.

Os ratos são roedores maiores e seu cocô também é maior do que o dos camundongos, podendo se parecer com passas ou grãos de feijão. Em medidas, esse tamanho se aproxima de no mínimo 3mm de diâmetro e comprimento que varia entre 15mm e 20mm. O cocô dos ratos é geralmente preto, marrom ou cinza, pode ter algum brilho, e é mais arredondado nas pontas.


Informações importantes sobre cocô de ratos e camundongos

Dito isso sobre as características do cocô dos ratos e dos camundongos, há outras informações que você pode considerar importantes. Veja algumas abaixo:

  • Cocô de ratos e camundongos podem transmitir febre hemorrágica argentina, a febre hemorrágica boliviana, a febre hemorrágica brasileira e a febre hemorrágica venezuelana.
  • Utilize luvas e máscara de proteção ao manusear cocô desses roedores para diminuir os riscos de se contaminar.
  • Utilize água sanitária na limpeza do local após remover o cocô dos roedores.
  • Faça uma desinfecção nos objetos ao redor do local, como móveis, baldes, armários, cadeiras, vassouras entre outros.
  • Evite utilizar aspirador de pó para limpar cocô de roedores pois a poeira do cocô poderá ser lançada no ar e você pode correr riscos de contaminação.
  • Evite deixar restos de alimento no chão, em cima de mesas, pias e outros armários da casa.

Considerações finais

Agora que você sabe identificar cocô de rato e de camundongo, prepare-se para livrar sua casa ou empresa dessa praga que pode ser muito prejudicial à higiene e à sua saúde. Se você precisar de uma desratização profissional, pode contar com os serviços profissionais da Advento Desentupidora.

Para solicitar orçamento de serviços de dedetização ou desratização na sua casa, condomínio ou empresa de Porto Alegre e região com um de nossos profissionais, em primeiro lugar, envie uma MENSAGEM ou ligue 24h para o fone (51) 3519-2477 | (51) 99380-9502. Certamente teremos uma solução para o seu problema.

Gostou do nosso post sobre as diferenças entre cocô de rato e camundongo? Então compartilhe ele nas suas redes sociais e siga a Advento Desentupidora em POA – RS. Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Linkedin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.