7 plantas repelentes naturais de insetos

7 plantas que são repelentes naturais de insetos

Saiba como essas plantas afastam os insetos de forma natural

Quando se fala de afastar insetos dom ambiente em que vivemos, logo se pensa na utilização de inseticidas químicos, mas você sabia que há diversas plantas repelentes naturais de insetos? Os inseticidas químicos são agressivos ao meio ambiente e também a nossa saúde, então, se você acompanhar essa leitura, poderá conhecer algumas plantas eficientes quando se trata de repelir insetos.

Seja em um belo jardim da sua casa ou em um pequeno vaso no seu apartamento, as plantas que vamos conhecer aqui podem espantar insetos como moscas, mosquitos e até mesmo os piolhos, deixando seu lar mais belo e aromático. E o melhor: sem agredir a sua saúde ou o meio ambiente.


Conheça 7 plantas repelentes naturais de insetos

1. Citronela

citronela plantas repelentes naturais insetos

Segundo o YVY Brasil, a citronela é uma planta nativa da Ásia com inúmeras propriedades medicinais e pode ser cultivada em jardins, quintais ou vasos de plantas, em terra fértil e no local mais ensolarado da sua casa. Além de ser um poderoso repelente natural para insetos (mosquitos, moscas e formigas), a citronela é também aromatizadora, bactericida e calmante, amplamente utilizada na composição de cosméticos e produtos de limpeza, além de velas aromáticas, graças a presença dos componentes geraniol e citronelal.


2. Lavanda

plantas repelentes naturais insetos lavanda

Conforme informa a YVY Brasil, a lavanda possui um aroma marcante e popularmente conhecido. Também denominada alfazema, a lavanda é uma planta originária dos cerrados mediterrâneos, característicos por áreas montanhosas e ensolaradas, e é amplamente utilizada desde a Antiguidade Clássica.

Segundo a LAB Cosmeceutical, a lavanda é reconhecida no mundo inteiro como o maior inimigo dos piolhos. Você elimina os piolhos e lêndeas e ainda fica com um delicioso aroma floral nos cabelos, o que também ajuda a evitar novas infestações.


3. Arruda

arruda plantas repelentes naturais insetos

Segundo o site Tua Saúde, a arruda possui propriedades analgésicas, calmantes, cicatrizantes, anti-inflamatória, antirreumática e vermífuga, podendo ser utilizada como forma de complementar o tratamento de diversas doenças e situações, como por exemplo:

  • Varizes
  • Dor de cabeça
  • Cólicas menstruais
  • Excesso de gases

Além disso, a arruda pode ajudar a combater piolhos, pulgas, sarna e vermes, devido à propriedade vermífuga, além de também facilitar a absorção de vitamina C, ajudando a melhorar a imunidade.


4. Boldo

boldo

De acordo com o site Jardim das Ideias, conhecido por ser medicinal que auxilia nos problemas do estômago. É eficaz para tomar após uma refeição pesada ou depois de ter comido algum alimento de difícil digestão. Você pode escolher entre dois tipos de boldo, o brasileiro é um pequeno arbusto, e o boldo-do-chile, que se destaca por ser uma pouco maior. Como repelente, o boldo ajuda a espantar baratas, pernilongos e insetos rasteiros.


5. Hortelã

hortelã plantas repelentes naturais insetos

Ainda segundo o Jardim das Ideias, a hortelã oferece muito mais que produzir um chá excelente, mas também serve como repelente para carrapatos, formigas, moscas, mosquitos, percevejos, pulgas e até ratos.


6. Tomilho

tomilho

O tomilho é uma erva aromática que pode ser usada na culinária, tem propriedades medicinais para tratar problemas como bronquite e tosse. Mantém pulgas e percevejos bem longe do seu canteiro. É o que afirma o site Jardim das Ideias.


7. Manjericão

manjericão

O manjericão é um tempero conhecido e muito utilizado em todo o planeta. O cheiro forte da planta afasta moscas e mosquitos, fazendo dessa saborosa erva um repelente natural de insetos.


Considerações finais

Conforme você pode ver, muitas plantas conhecidas da maioria das pessoas podem ser excelentes auxiliares como repelente naturais de insetos. A dedetização pode ser considerada em caso de uma infestação já em curso, onde os insetos ameaçam a saúde das pessoas que vivem ou circulam no ambiente.

E lembre-se que muitas pragas e insetos são atraídos por alimentos, então uma caixa de gordura saturada ou uma fossa cheia podem ser a porta de entrada dos insetos para o seu imóvel. Mantenha essas limpezas em dia.

Para solicitar orçamento de serviços de esgoto ou dedetização na sua casa, condomínio ou empresa com um de nossos profissionais, em primeiro lugar, envie uma MENSAGEM ou ligue 24h para o fone (51) 3519-2477 | (51) 99380-9502. Certamente teremos uma solução para o seu problema.

Gostou do nosso post sobre as plantas que são repelentes naturais de insetos? Então compartilhe ele nas suas redes sociais e siga a Advento Desentupidora em POA – RS. Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Linkedin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.