11 soluções caseiras de desentupimento

11 soluções caseiras para desentupimento

Uma pia entupida é um problema chato e, infelizmente, bastante comum. Mas fique tranquilo: existem soluções caseiras para desentupimento muito fáceis de fazer e super eficientes para, ao menos, controlar a situação caso um profissional seja necessário.

Além de dificultar o processo de lavagem, o acúmulo de água e sujeira provoca odores e pode atrair insetos.

Assim, de modo a reduzir esses riscos e aspectos desagradáveis, existem métodos caseiros que podem resolver o problema com segurança e facilidade.

Para saber como desentupir corretamente uma pia, confira as dicas que compartilhamos abaixo. Você vai se surpreender com o que é possível fazer contando apenas com ingredientes facilmente encontrados em qualquer lar.

11 soluções caseiras para desentupir a pia

Quem nunca teve de lidar com uma pia entupida, não é mesmo? É algo muito incômodo – mas, felizmente, não é impossível de resolver.

Acompanhe 11 tipos de soluções “faça você mesmo” e materiais que podem ser usados para fazer com que a pia do escritório contábil ou de seu lar volte a funcionar normalmente! 

  1. Mangueira

Às vezes, o próprio tubo na parede fica entupido, então você terá que usar um método um pouco mais trabalhoso, mas ainda assim fácil e eficaz.

Para isso, tenha em mãos uma mangueira acoplada à torneira, uma chave de fenda e um pano velho.

Enrole o pano ao redor do tubo, um ou dois palmos longe da extremidade. Em seguida, remova o sifão (na extremidade fixada na parede).

Coloque a mangueira no tubo o máximo possível. Use a chave de fenda para empurrar o pano para dentro sem remover a mangueira, de modo que ele forme uma espécie de barreira na borda do tubo.

Após ajustar esses itens, ligue a mangueira. A água vai pressionar o interior do cano e o desobstruirá. Por fim, basta desconectar a torneira e recolocar o sifão. Simples como administração de condomínios!

  1. Detergente

Esta solução é muito interessante para o caso de excesso de gordura nos tubos e tudo que você precisa é um pouco de sabão em pó e 5 litros de água quente. 

Vamos ao passo: primeiro, você deve esvaziar a pia. Em seguida, cubra o ralo com detergente para que você não veja nada além de sabão.

Depois, jogue água quente por cima e, posteriormente, abra a torneira para concluir a desobstrução e verificar os resultados.

  1. Soda cáustica

A soda cáustica é um produto tóxico que desobstrui facilmente pias e ralos. No entanto, é muito corrosivo e o uso frequente pode danificar as tubulações da empresa de portaria. Portanto, este método é indicado apenas para casos mais graves e esporádicos.

Nesta receita, despeje 1 xícara de produto no ralo da pia e, em seguida, despeje uma chaleira de água quente sobre ele. Deixe a solução agindo por um período, preferencialmente no decorrer da noite.

Logo após, deixe escorrer bastante água pelo ralo para garantir que não haja mais produto. 

Lembre-se de usar equipamentos de proteção (luvas, óculos e máscaras) e seguir rigorosamente as instruções do fabricante.

  1. Vinagre e bicarbonato de sódio

A mistura de vinagre e bicarbonato de sódio é um grande aliado na hora de limpar e desentupir a pia, seja de uma empresa de Filtro osmose reversa, um escritório ou até mesmo uma casa.

Isso porque é uma solução muito poderosa na remoção de diversos tipos de manchas, engordurantes e resíduos.

O truque é jogar bicarbonato de sódio primeiro e depois despejar uma quantidade que equivale, ao menos, ao dobro do bicarbonato de vinagre.

Então, se você usou 2 colheres de bicarbonato, você precisa jogar 4 colheres de vinagre.

Depois de completar a mistura, feche a abertura, seja com um pano ou com a própria mangueira de drenagem por meia hora.

Se desejar, você pode adicionar água fervente depois, pois o líquido ajudará a dissolver os resíduos que ainda estiverem no encanamento.

  1. Desentupidor de pia

Neste exemplo não há muito mistério: basta pressionar o desentupidor contra o ralo e repetir o processo até que a água volte a fluir normalmente. 

Portanto, você deve investir em um desentupidor de qualidade, pois ele pode te ajudar com esse tipo de problema e precisará resistir certo esforço.

  1. Arame

No caso de um bloqueio causado por depósitos sólidos visíveis – por exemplo, um pedaço de comida ou embalagem – você pode tentar resolver o problema usando um fio. 

Neste caso, é possível fazer uma trama simples cruzando três pedaços de arame do mesmo tamanho.

Em seguida, dobre uma das pontas para formar um gancho. Em seguida, com muito cuidado para não danificar nenhum componente da pia da sua empresa de junta de vedação, passe o fio no ralo, movendo-o para “pescar” o que está causando o bloqueio.

  1. Sal de cozinha

Outro truque para desentupir rapidamente uma pia é usar sal de cozinha. Muita gente não sabe, mas esse tempero presente no cotidiano pode ser de grande valia no momento de “dissolver” gorduras e resíduos, contribuindo para o desentupimento.

Neste caso, você precisará colocar uma quantidade razoável de sal no ralo da pia e depois jogar água fervendo.

Em seguida, utilize uma toalha de cozinha para cobrir a boca do ralo e pressione suavemente. Cuidado para não queimar as mãos.

Você poderá ouvir um barulho, mas não se preocupe: é a pia sendo desentupida. Após isso, deixe o ralo coberto por cerca de uma hora.

  1. Refrigerantes gaseificados

Refrigerantes com sabor de cola, os mais escuros, podem ajudar a desentupir a pia da sua residência ou da empresa de alarmes de incêndio rapidamente.

No entanto, esse truque geralmente é mais eficaz para bloqueios leves, em que a água possa escorrer lentamente, pois o refrigerante precisará ter esse acesso para promover o desentupimento.

Para isso, pegue o refrigerante e despeje-o lentamente na pia, observando a rapidez com que o líquido sai. Mas não use este método para pias muito entupidas.

  1. Limpando o sifão

Às vezes, o problema de uma pia entupida é muito resíduo de comida presa no sifão que não sai mesmo com a ajuda de um desentupidor de borracha.

Neste caso, é melhor retirar o sifão e limpá-lo. Em outras palavras, será um trabalho manual, mas ainda assim será prático.

No processo, descarte os resíduos e lave o sifão para garantir que esteja pronto para uso.

Ao limpar, lembre-se de não abrir a torneira da pia pois, sem o sifão, a água vazará e molhará seu fogão, armários e brindes personalizados

Para garantir a segurança é possível desligar o registro e/ou colocar um balde embaixo da pia, em direção ao ralo, caso a água entre nele.

Em relação a limpeza, também é muito recomendado mergulhar o sifão em água quente e detergente para remover a gordura. Use uma bucha ou escova para esfregar e remover a sujeira restante.

Se você achar que a situação é crítica, a melhor opção pode ser substituir o sifão. Não é uma peça cara e não é difícil de substituir. Se você tiver problema com o processo, um encanador fará isso rapidamente, então não receie pedir auxílio profissional.

  1. Ácido muriático

O ácido muriático é um produto químico muito forte que é usado como limpador de ralos de pias e vasos sanitários.

Na cozinha, recomenda-se usar em pequenas quantidades, com no máximo 500 mL. 

Além da quantidade, um ponto de atenção é preservar sua própria segurança/integridade. 

Os ácidos muitas vezes liberam vapores quando despejados nos ralos e podem irritar a pele e as mucosas.

Por isso, proteja os olhos, boca e nariz com máscaras e óculos. Depois de deixar o produto agir por 10 minutos, despeje 1 litro de água fervente no ralo.

  1. Borra de café

A borra de café pode ser usada para desentupir pias, desde que com muito cuidado. Isso porque se for jogada diretamente no ralo e receber apenas água fria, a tendência é que o ralo e encanamento se entupam ainda mais.

O truque é umedecer o café moído (1 colher de sopa) e jogá-lo no ralo da pia. Em seguida, despeje 1 litro de água quente para dissolução. Se necessário, repita o processo uma hora depois.

Como evitar entupimento de pia

Agora que sabemos como resolver um entupimento na pia, mostraremos alguns truques simples para evitar essa dor de cabeça.

Em primeiro lugar, não despeje quaisquer tipos de resíduos mais resistentes e não condizentes com esse espaço, como:

  • Alimentos;
  • Lixo;
  • Objetos pequenos;
  • Líquidos pastosos.

Até o simples ato de descascar alimentos gera resíduos que podem causar entupimentos. Portanto, evite jogar qualquer resíduo desnecessário na pia da cozinha.

Outra ação importante é incluir um ralinho de proteção removível, que fará a filtragem de possíveis resíduos que passam despercebidos e que podem ser levados ao lixo posteriormente.

Além disso, não utilize compostos químicos. Além de piorarem o entupimento, eles podem causar trincas e quebras de tubulações devido à corrosão química resultante. Para a limpeza, utilize apenas produtos sem compostos químicos corrosivos.

Se você deseja uma limpeza mais completa no escritório de licenciamento ambiental, entre em contato com uma empresa especializada em encanamento e que fará o processo mais adequadamente e sem comprometer as estruturas da pia ou mesmo o ambiente e comunidade ao redor.

Viu como pode ser simples e rápido desentupir o ralo da pia? Com as dicas que você acaba de conhecer, as dores de cabeça com essa situação acabaram!

Considerações finais

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Para solicitar orçamento de serviços de desentupimento de esgoto na sua casa, condomínio ou empresa de Porto Alegre e região com um de nossos profissionais, em primeiro lugar, envie uma MENSAGEM ou ligue 24h para o fone (51) 3519-2477 | (51) 99380-9502. Certamente teremos uma solução para o seu problema.

Gostou do nosso post sobre soluções caseiras para desentupimento? Então compartilhe ele nas suas redes sociais e siga a Advento Desentupidora em POA – RS. Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Linkedin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.