fbpx

Os efeitos nocivos de um derramamento de óleo

Desentupidora 24 horas em Porto Alegre

Os efeitos nocivos de um derramamento de óleo

15 de outubro de 2019 Blog 0
os efeitos nocivos de um derramamento de óleo

Os efeitos nocivos de um derramamento de óleo

Tanto em áreas rurais como áreas urbanas, um derramamento de óleo pode ter consequências desastrosas para as pessoas e para o meio ambiente

É sabido o quão prejudicial o óleo pode ser para a natureza. Também é sabido o quão difícil pode ser a limpeza após um derramamento ou contaminação. A remoção de um derramamento de óleo ou a contaminação do solo é difícil e requer técnicas muito específicas que requerem equipamentos e pessoal qualificado para tal, como a equipe de atendimento a emergências ambientais da Advento.

Com uma pressão cada vez maior sobre os recursos naturais e a legislação para proteger todos os aspectos do meio ambiente, cuidar de florestas e paisagens naturais é uma parte importante dos negócios. Essa importância é ainda mais clara na indústria de petróleo, pois o impacto de derramamentos e contaminações na natureza pode ser severo.

O processo de refino de petróleo pode criar níveis muito altos de solo contaminado. Na indústria, isso é conhecido como ‘lodo’. Como se pode imaginar, isso é diferente de um derramamento, que, esperamos, é um evento pontual. Dependendo da situação, o solo pode ser tratado no local ou removido e tratado se estiver em uma área sensível.



Derramamentos de óleo em fazendas e pastagens

derramamento de óleo em áreas ruraisComo o óleo derramado na terra impede a absorção de água pelo solo, os derramamentos em locais agrícolas ou pastagens têm o efeito de sufocar a vida das plantas. Se ocorrer um derramamento nesses ambientes, as prioridades de resposta mais altas são impedir que o óleo lixivie as águas subterrâneas ou entre em cursos d’água como escoamento e retorne o solo ao uso produtivo o mais rápido possível.

Bermas e trincheiras podem ser usadas para conter o derramamento, desde que seu uso não permita que o óleo penetre no solo. Onde não há perigo para o lençol freático, a área contaminada pode ser inundada, o que “flutua” o óleo ou o move para a superfície da água, pois normalmente é mais leve que a água.

Esta técnica permite a recuperação através de aspiradores e skimmers. Outras técnicas possíveis incluem a remoção mecânica de solo contaminado, como sucção e transporte.

Derramamentos de óleo em cidades e vilarejos

derramamento de óleo em áreas urbanas e vilarejos

Em ambientes urbanos, as estratégias de resposta a derramamentos enfatizam a proteção da saúde humana e a restauração da usabilidade no local do derramamento o mais rápido possível. Como o banner “urbano” pode abranger tudo, desde superfícies pavimentadas a florestas e parques, a resposta específica deve ser adaptada ao ecossistema afetado.

Nesses ambientes, a recuperação de óleo derramado é uma prioridade, pois pode penetrar nas águas subterrâneas ou entrar em rios e córregos como escoamento. Como o óleo usado nunca deve ser despejado no sistema de esgoto, os planos de reciclagem de óleo são de extrema importância. Bermas e trincheiras podem ser usadas para conter o derramamento.

Em alguns casos, a área derramada pode ser inundada para “flutuar” o óleo ou movê-lo para a superfície da água, pois normalmente é mais leve que a água, para permitir a recuperação. Aspiradores, escumadeiras e caminhões de sucção auto vácuo também podem ser usados, juntamente com a biorremediação. Os equipamentos de movimentação de terra podem recuperar o solo contaminado para o descarte.

Conclusão

Gostou do nosso post? Então compartilhe ele nas suas redes sociais e siga a Advento. Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Linkedin.

Para solicitar orçamento ou atendimento emergencial em acidentes com derramamento de óleo, envie uma MENSAGEM ou ligue 24h para o fone (51) 3519-2477 | 99380-9502. Certamente teremos uma solução para o seu problema ambiental. Atendemos áreas urbanas e rurais em todo o Rio Grande do Sul.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *