Limpeza de Esgoto previne escorpião amarelo

Desentupidora 24 horas em Porto Alegre

Limpeza de Esgoto previne escorpião amarelo

12 de novembro de 2018 Blog 1
limpeza de esgoto previne escorpião amarelo em porto alegre e região metropolitana

Limpeza de Esgoto previne escorpião amarelo em POA

O aparecimento recente de escorpiões amarelos em Porto Alegre e região metropolitana preocupa a população e pode ser evitado com limpezas periódicas na rede de esgoto dos imóveis

O recente aumento de casos de escorpião amarelo em Porto Alegre e região metropolitana já está preocupando a população da região. Já estão sendo noticiados casos do inseto em outras cidades além da capital. Desde 2017, diversos casos de aparecimento de escorpião amarelo foram relatados. Segundo o site GauchaZH, 7 bairros de Porto Alegre já tiveram casos de escorpião amarelo confirmados somente em 2018.

Ainda na mesma reportagem, a bióloga Fabiana Ninov, da coordenadoria-geral da Vigilância em Saúde, explica que o escorpião-amarelo gosta de lugares úmidos e escuros e alimenta-se de baratas. O registro mais recente foi na última segunda-feira (5), quando uma moradora do 10º andar de um prédio na Avenida Senador Salgado Filho encontrou o animal dentro do seu apartamento, perto do pote de ração do cachorro. Ela matou o animal e comunicou a prefeitura.

O aumento da população de baratas circulando pelos grandes centros nas épocas mais quentes do ano faz com que aumente também o aparecimento de escorpiões. E no caso do escorpião amarelo, o risco é maior por se tratar de um inseto altamente venenoso, que pode inclusive levar os seres humanos a morte.

Onze picadas no Estado em 2018

Em 2018, o Estado registrou 11 acidentes, ou seja, casos em que pessoas foram picadas. Apenas um deles ocorreu em Porto Alegre – um homem de 38 anos que procurou atendimento no Hospital de Pronto-Socorro (HPS).

Além disso, conforme o Centro de Informação Toxicológica (CIT) do Estado, houve casos em Mariana Pimentel, Cerro Largo, Horizontina, Pelotas, Santa Vitória do Palmar, Canoas e Estância Velha. O CIT atende 24 horas, todos os dias, pelo telefone 0800 721 3000, e a ligação é gratuita. O plantão pode ser acionado tanto por profissionais de saúde que necessitem de orientação quanto pela população, para caso de acidentes ou para ajuda na identificação do animal.

A picada causa poucos sintomas, como inchaço e dor intensa no local da picada. Em alguns casos, pode haver enjoo, vômitos e dor de cabeça, além de risco de morte.

O que fazer em caso de picada

Procurar imediatamente o Hospital de Pronto-Socorro de Porto Alegre (Avenida Osvaldo Aranha, 1.234), único local onde há o soro antiescorpiônico, segundo a Vigilância em Saúde. Os enfermeiros dos postos de saúde também estão orientados a fazer o encaminhamento e reconhecer os casos. Depois do atendimento, o acidente deve ser comunicado à prefeitura pelo telefone 156.

O que fazer ao avistar o animal

Opção 1 – Você pode estar solicitando uma Dedetização de Escorpiões em Porto Alegre e região metropolitana. Este serviço irá eliminar o animal e prevenir o reaparecimento.

Opção 2 – Ligar para o número 156 e discar a opção 6, da Vigilância em Saúde. A pessoa deve fornecer nome, telefone e endereço. A orientação é que se tente matar o animal com segurança, usando um calçado fechado e, de preferência, cortando o animal. Se possível, o morador também deve fotografá-lo para comunicar o caso à Vigilância em Saúde.

Como prevenir o aparecimento de escorpião amarelo?

escorpião amarelo se alimenta de baratas presentes na rede de esgoto e fossasOs escorpiões amarelos se alimentam de outros insetos, entre eles, a barata. Este inseto é muito comum em Porto Alegre e região metropolitana, principalmente próximo a córregos e redes de esgoto. Desta forma, uma maneira de tentar diminuir a presença das baratas, e consequentemente dos seus predadores, neste caso o escorpião amarelo, é mantendo a rede de esgoto do seu imóvel limpa e dedetizada.

Veja os pontos que podem ser limpos evitando o aparecimento de baratas e escorpiões amarelos:

  • Limpeza de fossa séptica
  • Limpeza de caixa de gordura
  • Limpeza de ralos
  • Limpeza de rede de esgoto

Estes itens da rede de esgoto dos imóveis possuem restos de comida e gordura que atraem as baratas, e por consequência os escorpiões amarelos. Previna-se solicitando uma limpeza geral em sua rede de esgoto.

Contrate uma limpeza de esgoto e dedetização agora mesmo!

Estes serviços especializados podem ser contratados individualmente ou através de contratos de manutenção. Atendemos clientes residenciais, sobretudo em condomínios, comércio e indústria.

Para solicitar orçamento, em primeiro lugar, envie uma MENSAGEM ou ligue 24h para o fone (51) 3519-2477 | 99380-9502. Certamente teremos uma solução para o seu problema.

Gostou do nosso post? Então compartilhe ele nas suas redes sociais e siga a Advento Desentupidora em POA – RS. Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Linkedin.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *