fbpx

Limpar com água sanitária pode poluir o ar em ambientes fechados

Desentupidora 24 horas em Porto Alegre

Limpar com água sanitária pode poluir o ar em ambientes fechados

5 de novembro de 2019 Blog 0
limpar com água sanitária pode poluir o ar em ambientes fechados

Aquela limpeza do banheiro totalmente inocente pode estar gerando poluição na sua casa

Você sabia que limpar com água sanitária pode poluir o ar em ambientes fechados. Há várias gerações, as pessoas usam água sanitária para limpar e desinfetar suas casas e negócios. No entanto, pesquisadores agora descobriram que os vapores da água sanitária, em combinação com a luz e um composto cítrico encontrado em muitos produtos domésticos, podem formar partículas no ar que podem ser prejudiciais quando inaladas por animais ou pessoas. Eles relatam seus resultados na Ciência e Tecnologia Ambiental da ACS.

Os produtos de limpeza com água sanitária emitem compostos contendo cloro, como ácido hipocloroso (HOCl) e gás cloro (Cl 2 ), que podem se acumular a níveis relativamente altos em ambientes internos com pouca ventilação. Esses gases podem reagir com outros produtos químicos comumente encontrados em residências e empresas, como o limoneno – um composto com aroma de laranja ou limão adicionado a muitos produtos de cuidados pessoais, produtos de limpeza e purificadores de ar.

Além disso, a iluminação interna ou a luz do sol através das janelas podem dividir HOCl e Cl 2em um radical hidroxila e um átomo de cloro, que pode reagir com outros compostos para formar partículas de ar chamadas aerossóis orgânicos secundários (SOAs). Esses poluentes têm sido associados a problemas respiratórios e outros efeitos adversos à saúde. Chen Wang e seus colegas queriam ver se os vapores de limoneno e água sanitária, em concentrações que provavelmente ocorrem em ambientes internos, poderiam reagir para produzir SOAs sob condições de luz e escuridão.

Os investigadores adicionado limoneno, HOCl e Cl 2 de ar numa câmara ambiental e, em seguida, medidos os produtos de reação, utilizando espectrometria de massa. No escuro, limoneno e de HOCl / Cl 2 rapidamente reagiram para produzir uma variedade de compostos voláteis. Quando a equipe acendeu luzes fluorescentes ou expôs a câmara à luz solar, esses compostos voláteis interagiram com os radicais hidroxila gerados pela luz e os átomos de cloro para formar SOAs.

Fonte: American Chemical Society via Science Daily

Conclusão

Embora a composição e os possíveis efeitos à saúde dessas partículas precisem ser mais estudados, eles podem representar riscos ocupacionais para as pessoas envolvidas em atividades de limpeza, afirmam os pesquisadores.

Gostou do nosso post sobre a possibilidade da água sanitária poluir o ar em ambientes fechados? Então compartilhe ele nas suas redes sociais e siga a Advento. Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Linkedin. Para solicitar orçamento de serviços de limpeza e desentupimento em Porto Alegre e região conosco, em primeiro lugar, envie uma MENSAGEM ou ligue 24h para o fone (51) 3519-2477 | 99380-9502. Certamente teremos uma solução para o seu problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *