fbpx

Flor e Libélula podem repelir o mosquito da dengue

Flor e Libélula podem repelir o mosquito da dengue

26 de dezembro de 2019 Blog 0
flor e libélula podem repelir o mosquito da dengue

A Crotalária é uma flor que atrai a libélula, predador natural do mosquito da dengue (Aedes aegypti)

Com o plantio da Flor Crotalária no jardim ou quintal de casa, ou até no jardim da empresa, a libélula, que busca colocar ovos em água parada, assim como o mosquito Aedes Aegypti, vai depositar seus ovos, essas larvas vão se alimentar das larvas do mosquito transmissor da dengue acabando com aquele foco. O mesmo acontece com a libélula adulta, ela é predadora e se alimenta de pequenos insetos, o que inclui o Aedes Aegypti. Assim, quebra-se a cadeia reprodutora do mosquito da dengue.

É preciso lembrar que o cultivo da crotalária, e até mesmo da citronela (que é amplamente usada como repelente de mosquitos e pernilongos), continuam sendo métodos alternativos no combate à dengue. A melhor precaução, até que tenhamos uma vacina, ainda é a conscientização das pessoas.

Depósitos e reservatórios com água devem estar sempre bem cobertos, seja dentro ou fora das casas. É de responsabilidade do governo a limpeza de terrenos baldios (que os cidadãos não devem sujar nem usar como lixão clandestino), o lixo deve ser colocado em tambores fechados, é importante a limpeza frequente das calhas do telhado.

Sobre a Flor Crotalária

A Crotalária possui origem indiana e além de servir como atrativo para a libélula, é muito usada na recuperação de solo. A Crotalária cresce de 60 centímetros a no máximo 1 metro de altura. Se bem cuidada, ela floresce em até 90 dias. O manejo deve ser feito justamente nessa fase de florescimento, quando o adubo verde apresenta o máximo acumulado de nutrientes. Esse é o momento em que normalmente o mosquito da dengue já é mandado para bem longe de casa.

O que acontece é que a libélula não costuma ter hábitos urbanos, existindo em maior quantidade em ambientes silvestres, e o mosquito Aedes aegypti não faz parte do grupo de insetos como refeição preferida.

Outras formas de combater o mosquito da dengue

  • Tampe os tonéis e caixas d’água
  • Mantenha as calhas sempre limpas
  • Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo
  • Mantenha lixeiras bem tampadas
  • Deixe ralos limpos e com aplicação de tela
  • Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia
  • Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais
  • Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa
  • Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem
  • Limpe ralos e canaletas externas
  • Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água
  • Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água
  • Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa

Conclusão

Gostou do nosso post sobre Flor que atrai a Libélula e pode auxiliar no combate ao Mosquito da dengue? Então compartilhe ele nas suas redes sociais e siga a Advento. Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Linkedin.

Lembre-se sempre que você pode contar com a Advento e seus profissionais para realizar uma dedetização do mosquito da dengue em sua casa, apartamento ou empresa. Para solicitar orçamento de serviços de limpeza e desentupimento em Porto Alegre e região conosco, em primeiro lugar, envie uma MENSAGEM ou ligue 24h para o fone (51) 3519-2477 | 99380-9502. Certamente teremos uma solução para o seu problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *