8 mitos sobre desentupir ralos

8 mitos sobre desentupir ralos

Quando o assunto é desentupir ralos, seja relacionado com as tubulações da sua residência ou empresa, é preciso ter muita atenção. Afinal, é um tema que pode trazer dor de cabeça e desconforto, sendo necessário entender como solucionar o problema adequadamente.

Uma reação comum quando há entupimentos é a tentativa de solucionar o problema o mais rápido possível para dar continuidade às atividades, recorrendo a métodos caseiros. Porém, esses métodos muitas vezes não são recomendados, podendo até causar mais prejuízos.

Portanto, é muito importante saber que existem técnicos especializados e prontos para entender o motivo do entupimento e apresentar uma solução ao cliente. 

Como esse é um tema que agrega diversas dúvidas, afetando desde o ambiente residencial até o comercial, como uma empresa de portaria, é importante conhecermos os principais mitos sobre o desentupimento e as melhores orientações para resolver e evitar esse problema. 

Dessa forma, acompanhe o nosso artigo e fique bem informado!


Aspectos introdutórios sobre o tema 

Quando falamos sobre os entupimentos, seja em pias, vasos sanitários ou canos, percebemos que isso é um problema muito grande e consideravelmente frequente para as empresas ou ambientes residenciais. 

Dessa forma, é importante conhecer quais são as técnicas e estratégias necessárias para que, até uma empresa de brindes personalizados, possam ter mais qualidade nesse segmento.

O ideal é que a empresa ou a residência busque apoio e consultoria de profissionais especializados, para que a manutenção e cuidado das tubulações ocorra de forma adequada. Isso traz mais economia, além de garantir a durabilidade do produto.


Mitos e verdades sobre o assunto 

Como já falamos neste artigo, existem muitas dúvidas quando o assunto é desentupir a pia, vaso sanitário e, até mesmo, o encanamento de um imóvel, seja sua residência ou de uma empresa de transporte de congelados, por exemplo.

Um dos principais motivos de entupimento se dá por conta de materiais, resíduos e substâncias que são descartados nas pias e ralos. A exemplo, podemos destacar:

  • Fios de cabelo;
  • Papel higiênico;
  • Restos de comida;
  • Óleo de cozinha;
  • Restos de elementos. 

Dessa forma, separamos alguns mitos e verdades que existem sobre o tema, com a intenção de apresentar orientações para o seu ambiente residencial, ou sua empresa de vending machines, melhorando o cuidado com o encanamento. Acompanhe a seguir!

  1. É correto usar refrigerante?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a efetividade do uso de refrigerante para desentupir ralos ou pia, mas isso é considerado um mito. 

O que ocorre é que alguns compostos presentes nos refrigerantes conseguem dissolver restos de alimentos que estão no encanamento. 

Apesar disso, tais componentes não são fortes o bastante para remover bloqueios que estão rígidos ou resíduos de outros materiais, como fios de cabelo.  

Além disso, por conter açúcar, o refrigerante pode piorar o entupimento, concentrando ainda mais resíduos dentro da tubulação. 

Por isso, esse elemento não é o mais recomendado em casos de problemas com entupimento.

  1. Borra de café provoca entupimentos?

A borra é o pó do café, que após o contato com a água quente, muda a sua textura e aspecto, sendo uma mistura mais espessa.

Por conta disto, é um dos principais agentes que causam entupimento da cozinha, visto que são despejados com certa facilidade em residências e escritório contábil, considerando o alto consumo desse material.

Isso causa obstrução do encanamento e pode trazer problemas relacionados, como o próprio entupimento mais agravado. 

Deste modo, é importante orientar os moradores da residência, assim como os colaboradores da sua empresa a não realizarem essa ação. 

  1. Produtos como ácidos e desentupidor líquido ajudam?

Muitas pessoas acham que produtos como o “Diabo Verde” são a única solução para o problema do entupimento de pias. 

No entanto, dependendo do caso, é preciso considerar que seu efeito não tem durabilidade, podendo até acentuar o problema ou trazer uma falsa ideia de que o problema foi solucionado.

Isso porque os resíduos e até as substâncias químicas presentes no produto podem ficar acumulados ou comprometer a tubulação.

Dessa forma, com o passar do tempo, os problemas e riscos são intensificados. Dessa forma, esse tipo de produto deve ser evitado, exceto se acompanhado do serviço profissional. 

  1. Água quente desentope?

Muitas pessoas acreditam que utilizar água quente é suficiente para desentupir ralos e pias. 

Parece ser uma solução milagrosa, mas não é tão simples assim. Em alguns casos, dependendo do material que está causando o entupimento, a água pode transbordar. 

Em outros casos, a temperatura da água e a pressão podem contribuir com a dissolução do resíduo. No entanto, em outros, pode comprometer ainda mais a estrutura.

Ou seja, essa ação não funciona sempre e por isso é importante que um profissional faça a análise de qual é o melhor material e as técnicas apropriadas para desobstruir o encanamento.

  1. Posso usar plástico filme no vaso sanitário?

Sem dúvidas, o entupimento do vaso sanitário causa bastante problema, seja em uma empresa ou em sua casa. 

Por isso, ao longo do tempo, as pessoas criam métodos de como desentupir ou evitar que isso ocorra. 

Uma prática que passou a ser bastante utilizada é aplicar plástico filme no vaso sanitário, cobrindo a abertura para fazer uma pressão como um desentupidor. 

Mas o recomendado é chamar uma pessoa que seja especializada para realizar o serviço, de modo a manter a qualidade ao utilizar os equipamentos corretos para solucionar o problema. 

  1. Óleo de cozinha e papel higiênico entopem o vaso?

Estamos falando de dois mitos que existem quando o assunto é entupimento. As pessoas têm a ideia de que o óleo de cozinha, pelo fato de ser líquido, não causa prejuízos no descarte.

Mas isso está incorreto, visto que, nesse caso, o prejuízo é até ambiental, já que o óleo de cozinha também contribui para poluir e contaminar a água, assim como os lençóis freáticos. 

Por exemplo, um litro de óleo é capaz de contaminar cerca de 25 litros de água e só isso já representa o perigo desse elemento para a natureza. 

  1. Posso usar uma bola para desentupir?

Algumas pessoas têm a falsa impressão de que ao pressionar uma bola para desentupir o vaso sanitário, ou até mesmo a pia, será criada uma pressão que contribuirá para liberar o que está entupido. 

No entanto, esse método pode ser perigoso, já que a bola pode explodir, o que prejudica a pessoa e a estrutura como um todo. 

  1. Soda cáustica ajuda a desentupir?

Muitas pessoas acabam utilizando soda cáustica para desentupir pias e canos. Mas, o uso desse elemento é extremamente perigoso, já que ele tem propriedades corrosivas.

Além de prejudicar a tubulação por conta da corrosão, ele também causa danos à saúde humana. Para se ter uma ideia, se utilizado de forma incorreta, a soda cáustica pode causar lesões e queimaduras na pele. 


A mudança de hábitos é essencial 

Muitos problemas ligados ao encanamento estão relacionados ao fato de que as pessoas realizam o descarte de materiais incorretos dentro da pia, ralos e canos.

Isso traz diversos problemas, além de gerar uma “bola de neve”, com o uso de produtos e materiais químicos que não resolvem o problema e promovem novos acúmulos e riscos.

Por isso, o primeiro passo é separar os materiais e descartá-los corretamente. Jamais, você deve descartar lixo na pia ou no vaso sanitário, pois isso vai trazer problemas futuros. 

Uma opção nesse caso, além de evitar esse descarte, é recorrer a estruturas que retenham os resíduos menores que poderiam passar despercebidos. Com isso, evita-se que entrem no encanamento, realizando o descarte correto. Confira outras medidas a seguir:

  1. Recorra ao suporte profissional

Não é incomum que as pessoas acreditem que não precisam consultar um profissional ou empresa especializada em desentupimento para realizar o serviço, a não ser que o encanamento esteja completamente comprometido. 

No entanto, é exatamente o contrário, pois o profissional avaliará os processos necessários e mais adequados. Consequentemente, evitará perdas e ajustes mais aprofundados.

  1. Avalie os tipos de resíduos e descarte correto

Em alguns casos, após o serviço de desentupimento – principalmente em casos em que o uso de materiais inadequados ocorreu antes do serviço – um Gerenciamento de riscos pode ser necessário.

Durante a atividade, ácidos e materiais corrosivos podem comprometer não só as estruturas, como também o ambiente/comunidade ao redor e os espaços em que são descartados. 

Assim, esse estudo se mostra essencial, principalmente para empresas e condomínios, visto que seu objetivo é verificar como o local tem agido em relação ao meio ambiente. 

Afinal, as empresas têm um compromisso ainda maior com processos ecológicos e normas ambientais, demandando atenção a diversas práticas.

Nesse contexto, também é necessário ter uma boa gestão de resíduos sólidos, pois isso é voltado para o descarte correto do lixo, o que evita o entupimento e contribui para a aquisição/adequação ao licenciamento ambiental – atestando que o espaço conta com os requisitos necessários para evitar danos ao meio ambiente. 

Inclusive, essa adequação é um fator que deve ser avaliado ao contratar o profissional ou empresa que realizará o desentupimento.


Considerações finais

O entupimento, além de prejudicial a infraestrutura de sua casa ou negócio, é uma questão de saúde pública, assim como de saúde ambiental, já que os elementos despejados podem contaminar a água e o solo. 

Por esse motivo, no caso de ocorrer entupimento das tubulações, é muito importante analisar o grau e contratar uma empresa responsável e com credibilidade no mercado para realizar o serviço de forma adequada. 

Isso é essencial para evitar problemas, já que a desentupidora também faz ações de manutenção preventiva. 

Dessa forma, você consegue desentupir sem ter dores de cabeça e evita comprometimento da tubulação a longo prazo – isso sem mencionar a redução de riscos ao meio ambiente.

Por isso, os benefícios de contratar uma empresa especializada são:

  • Consultoria sobre o assunto;
  • Redução de gastos e dores de cabeça;
  • Mais qualidade e durabilidade dos canos;
  • Realização de manutenção preventiva. 

Dessa forma, é essencial que ao sofrer com entupimento, você se atente aos mitos e verdades para resolver a situação; bem como – seja em sua empresa de ar condicionado ou sua residência – passe a investir em uma mudança de hábitos para reduzir o risco de novos entupimentos.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Para solicitar orçamento de serviços de desentupimento de esgoto na sua casa, condomínio ou empresa de Porto Alegre e região com um de nossos profissionais, em primeiro lugar, envie uma MENSAGEM ou ligue 24h para o fone (51) 3519-2477 | (51) 99380-9502. Certamente teremos uma solução para o seu problema.

Gostou do nosso post sobre mitos sobre desentupir ralos? Então compartilhe ele nas suas redes sociais e siga a Advento Desentupidora em POA – RS. Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Linkedin.

Imagem: Encanador foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.