dedetizacao carrapatos porto alegre advento dedetizadora infestacao carrapatos porto alegre advento dedetizadora

O carrapato é um artrópode da ordem dos ácaros, classificado nas famílias Ixodidae ou Argasidae. São ectoparasitas hematófagos, responsáveis pela transmissão de inúmeras doenças.

São conhecidas cerca de 800 espécies de carrapatos em todo o mundo parasitando mamíferos, aves, répteis ou anfíbios, sendo a maioria das espécies silvestres que habitam florestas e pastagens, parasitando várias espécies de animais hospedeiros.

Possui duas fases no seu desenvolvimento, uma parasitária que ocorre sobre o hospedeiro e compreende menos de 10% da sua vida onde se alimenta por meio do sangue do hospedeiro. São necessários um ou mais hospedeiros para completar esse ciclo de vida, e a segunda fase é a de vida livre, no solo, após abandonar seu hospedeiro que ocorre após o acasalamento.

Os carrapatos mais comuns no Brasil são:
Carrapato-de-boi (Boophilus microplus) que transmite ao gado a doença "Tristeza Bovina".
Carrapato-de-cavalo ou Carrapato Estrela (Amblyomma cajennense) é o que mais comumente parasita o homem. Também infesta mamíferos domésticos e silvestres e aves. Em sua forma adulta, ele é conhecido como carrapato estrela. Fica grande, do tamanho de um feijão verde, ou até maior. A sua forma larval, o micuim, está nos pastos no período de março a julho. Este tipo de micuim, que pode ficar até 24 meses sem se alimentar, esperando um hospedeiro, no homem causa terrível coceira e inflamação que pode durar mais de um mês.
Carrapato-de-galinha (Argas miniatus), que transmite aos galináceos a bouba, doença infecciosa semelhante à sífilis.
Carrapato-vermelho-do-cão (Rhipicephalus sanguineus), típico de cães e gatos. Os adultos preferem instalar-se na pele, entre o coxim plantar e as orelhas do cão. Sobem pelas cercas, muros, e espalham-se pelo canil, casa, etc. É de difícil controle

Após a identificação da presença do parasita no ambiente, deve ser feito o controle químico. Em quintais, gramados e jardins é aconselhado que se faça a aplicação na grama uma vez por mês para evitar que o local se transforme em ninho dos bichos. A Advento Dedetizadora lhe oferece soluções eficazes e seguras no combate as infestações de carrapatos.