sustentabilidade e lucratividade sustentável

Lucratividade responsável: sustentabilidade gerando riqueza

John Elkington: o poder da sustentabilidade para o sucesso das empresas

A maior autoridade mundial em responsabilidade corporativa sustentável relata os desafios futuros para as empresas sobreviverem

Se antes o intuito era apenas transmitir a imagem de “politicamente correto”, hoje, as questões de responsabilidade sócio/ambiental e sustentabilidade estão cada vez mais em pauta nas agendas dos executivos em todo o mundo.

Os motivos são os mais variados: pensamento no futuro, consciência ambiental, expectativa de desenvolvimento econômico, busca na diminuição de gastos, exigência dos consumidores, entre muitos outros.

John Elkington, a maior autoridade mundial em responsabilidade corporativa sustentável e que atua nesse segmento há mais de três décadas, relata que ações relacionadas à sustentabilidade estão transformando tanto a teoria e prática da gestão.

Em sua palestra no ExpoManagement 2010, John Elkington reafirma a possibilidade de conciliar os retornos financeiros, sociais e ambientais das empresas. Para Elkington, entramos num momento decisivo do capitalismo, onde, não se pode apenas explorar e retirar todos os recursos naturais. É preciso pensar nas futuras gerações e em qual mundo estamos deixando para nossos filhos e netos.

Veja alguns tópicos importantes que John Elkington ressaltou em sua palestra sobre a questão da sustentabilidade nas empresas:

  • Mudança de atitude – “Empresas de diversas partes do mundo deixaram a “negação completa” e passaram pouco a pouco a dar mais interesse sobre a responsabilidade social corporativo”;
  • Consumidores conscientes – “O consumidor se tornou cada vez mais responsável e está mais interessado em saber qual é o impacto econômico, ambiental e social que geram os produtos que premia com a sua compra”;
  • Marketing – “As empresas devem trabalhar sua marca de acordo com o surgimento desse novo paradigma. Mas essas ações não podem ser forçadas. É preciso ter ética e ser transparente nas realizações do marketing”;
  • Futuro – “Teremos nove bilhões de pessoas em 2050 e os recursos naturais não estão garantidos para esse período. É preciso agir agora para que as futuras gerações possam usufruir normalmente”;
  • Trabalho em conjunto – “Empresas precisam montar planos de ação e trabalhar também com outras empresas, com os setores público e com a sociedade civil”.

Quem é John Elkington

John Elkington foi descrito pela revista BusinessWeek como “O Decano do movimento de sustentabilidade corporativa há mais de 3 décadas”. É autor de 17 livros com mais de 1 milhão de cópias vendidas em todo o mundo. É o criador do conceito mundialmente famoso Triple Bottom Line, que concilia os retornos financeiros, sociais e ambientais das empresas.

Fonte: Administradores

Políticas sustentáveis da Advento Desentupidora e Serviços Ambientais

Em serviços envolvendo resíduos de diversas naturezas, como esgoto, efluentes industriais e águas de inundações, muitos cuidados devem ser tomados referente ao seu descarte. Algumas atividades não só podem, como devem realizar seus serviços com responsabilidade, sempre respeitando o ambiente ao seu redor. Uma destas atividades é a que a Advento realiza.

Em primeiro lugar, nos preocupamos muito com o ambiente em que deixaremos nossos filhos e netos vivendo daqui a um tempo, e por isso trabalhamos com total responsabilidade ambiental. Ora, se nós que estamos vivendo diversas situações relacionadas ao impacto ambiental em todo o mundo, não começarmos agora a preservar o planeta, como nossos sucessores vão viver daqui 20 ou 30 anos?

Na Advento, algumas medidas são regra da empresa há alguns anos e estamos sempre buscando soluções que agreguem mais qualidade aos nossos serviços sem provocar mais danos ao meio ambiente.

A principal destas medidas é a nossa política de descarte de resíduos que prevê:

  • Possuir licença ambiental na FEPAM
  • Possuir licença ambiental no IBAMA
  • Possuir licença ambiental na ANVISA
  • Descarte de resíduos em locais devidamente licenciados
  • Caminhões diferentes para cada tipo de resíduo: Esgoto, efluente industrial, água com óleo, água não potável, etc.

Para realizar nossas atividades de acordo com estas medidas não é fácil e requer investimento financeiro, intelectual e colaborativo. Além disso, na Advento, cada colaborador sabe como deve agir na sua atividade diária, e este é o segredo da lucratividade sustentável. Todos devem estar engajados no projeto de desenvolvimento sustentável para que uma empresa obtenha lucro, sucesso nos negócios e principalmente, sustentabilidade plena.

O que John Elkington diz, que para muitos pode parecer uma utopia, na verdade é muito simples, desde que todas as pessoas envolvidas possam fazer a sua parte. E esta é uma forma de atuar que agrada muito a Advento. Como resultado, podemos nos orgulhar de realizar nossos serviços corretamente e ainda assim com eficiência.

Por isso quando você, síndico, empresário, gerente de indústria ou proprietário de algum imóvel, precisar de serviços ambientais, procure se informar sobre a reputação da empresa que pretende contratar.

Muitas empresas que trabalham na informalidade, não possuem quaisquer condições de atuar no ramo de serviços ambientais, ainda assim estão operando irregulares.

Nossa empresa atua neste segmento desde 2001, e desde então vem reforçando a marca com nossa política ambiental. Acreditamos muito nesse conceito de gestão e continuaremos nos aperfeiçoando neste sentido.

Conheça os principais serviços que podem causar impacto ambiental:

  • Sucção, transporte e descarte de resíduos provenientes de fossas sépticas;
  • Transporte de efluentes industriais;
  • Transporte de água misturada com óleos de diversas naturezas;
  • Transporte de água não potável proveniente de inundações causadas pela chuva ou vazamentos;
  • Descarte de resíduos provenientes de limpeza de tanques de óleo BPF;
  • Descarte de resíduos provenientes de limpeza de tanques de combustíveis;
  • Descarte de água proveniente da limpeza de lagoas industriais;

Cada descarte citado acima, tem seu grau de contaminação e precisa ser manipulado com muita responsabilidade.

Quer conhecer mais sobre nossa forma de trabalhar, ou mesmo solicitar contato comercial? Entre em contato através de nosso formulário ou ligue (51) 3519-2477 | (51) 99380-9502. Atendemos 24h por dia, 7 dias por semana e nosso orçamento é totalmente gratuito.

Atuamos em todo o estado do Rio Grande do Sul e realizamos nossos serviços em residências, condomínios, comércio, indústria e prédios públicos, sobretudo na região metropolitana da capital.

Open chat