Problemas no esgoto de Porto Alegre – RS

Problemas no esgoto de Porto Alegre – RS

16 de março de 2018 Blog 0
problemas no esgoto de porto alegre como evitar

Problemas no esgoto de Porto Alegre – RS

Como evitar os problemas mais comuns na rede de esgoto de Porto Alegre

Com o aumento da população de Porto Alegre em 75% de 2009 até 2016, também ficam evidentes alguns problemas corriqueiros na infraestrutura da capital. Um destes problemas é o entupimento da rede de esgoto de Porto Alegre.

O aumento acelerado de pessoas, empresas e condomínios gera automaticamente uma sobrecarga de resíduos gerados diariamente. Nos mesmos 8 anos citados acima, não houveram investimentos compatíveis no setor de saneamento básico da cidade. Com esta triste realidade, o aumento de entupimentos, esgotamento, vazamentos e baixa qualidade da água são iminentes.

Algumas medidas podem impactar positivamente nestes resultados causados pelo aumento da população, e consequentemente na quantidade de resíduos por ela gerada. Tanto em imóveis individuais como comércios e residências, quanto em condomínios, pode-se realizar coleta, tratamento e desobstrução preventivos.

Estes serviços quando realizados antes do problema ocorrer, podem não só diminuir transtornos aos moradores e utilizadores do imóvel, como reduzir o impacto que estes causariam no ecossistema local.

Além dos serviços de limpeza e desobstrução de esgoto, algumas práticas podem ser tomadas por todos nós no dia a dia em pró da sociedade.

O que é possível fazer para ajudar?

  • Não jogue lixo em córregos e rios causando a poluição e obstrução destes locais
  • Nunca descarte óleos, gorduras ou graxas na rede de esgoto da sua casa ou negócio
  • Não realize ligações de esgoto diretamente nos córregos
  • Instale fossas sépticas compatíveis com o volume de resíduos gerados no imóvel
  • Faça a separação de lixo orgânico e lixo seco tornando a reciclagem possível na sua região
  • Denuncie abusos ou descumprimento de normas relacionadas ao saneamento básico
  • Solicite limpeza de fossa e desentupimentos regularmente principalmente em condomínios e empresas
  • Não elimine produtos químicos na sua rede de esgoto pois este resíduo poderá fluir até os rios e causar grande impacto ambiental

Como você pode ver, há diversas atitudes totalmente viáveis que podemos adotar para ajudar a evitar problemas no esgoto de porto Alegre e qualquer outra cidade.

A conscientização por meio de campanhas, conversas, palestras, reuniões e nas escolas pode também ajudar no combate aos abusos.

Por parte do poder público, é evidente que Porto Alegre vem sofrendo há muitos anos com problemas no saneamento da cidade. Alguns problemas como esgoto a céu aberto, vazamentos, entupimentos de galerias, acúmulo de lixo em rios e mau cheiro são recorrentes há anos.

Há bairros que convivem com problemas desta natureza há mais de 30 anos. Nestes casos, é de grande importância que o maior número de pessoas denunciem os problemas ao órgão competente. Muitas vezes o problema pode estar ali visível a todos porém sem o conhecimento dos responsáveis por sua manutenção.

Viver em sociedade é também cada um fazer a sua parte, mesmo que seja uma denúncia.

Veja alguns problemas de esgoto na cidade de Porto Alegre:

Muitos dos problemas citados são gerados por negligência e práticas erradas da população, e neste caso cada um deve ser responsabilizado.

Alguns serviços podem ser contratados a uma empresa desentupidora afim de prevenir problemas mais graves e principalmente dar o destino certo aos resíduos destes locais.

Principalmente em condomínios e empresas, onde muitas pessoas habitam ou passam boa parte do dia, o volume de resíduos é alto e precisa de cuidados.

Conheça alguns serviços que podem ser solicitados por empresas e condomínios:

Estes serviços podem ser contratados em caráter de urgência mas é recomendado que se faça sempre preventivamente para evitar maiores danos.

Principalmente em empresas e condomínios, um caso de entupimento irá afetar muitas pessoas e por isso é necessário evitá-los. Se você é responsável pela inspeção, supervisão ou contratação de empresas de serviços, fique sempre atento para evitar as emergências.

Porto Alegre está crescendo em população e consequentemente em número de imóveis. Não basta apenas vir e se instalar se não houver a ajuda de todos para manter a cidade limpa, organizada e boa para se viver. Faça a sua parte. Espalhe este post entre seus familiares, amigos, colegas de trabalho, redes sociais. Cada um pode ajudar de uma forma, e até mesmo na conscientização das pessoas próximas.

Siga a Advento no Facebook | Siga a Advento no Twitter | Siga a Advento no Google+ | Siga a Advento no Instagram

Para solicitar orçamento Entre em Contato Aqui ou LIGUE 24 Horas (51) 3519-2477 | (51) 99380-9502