fbpx

Acidente Ambiental – O que é? Conceito e exemplos

Desentupidora 24 horas em Porto Alegre

Acidente Ambiental – O que é? Conceito e exemplos

12 de dezembro de 2017 Blog 0
acidente ambiental o que é

Acidente Ambiental – O que é?

Conceitua-se acidente ambiental como evento não previsível, capaz de, direta ou indiretamente, causar danos ao meio ambiente ou a saúde humana, como vazamento ou lançamento inadequado de substâncias (gases, líquidos ou sólidos) para a atmosfera, solo ou corpos d’água, incêndios florestais ou em instalações industriais.

Em situações de acidentes ambientais é necessária a coleta de amostras para a avaliação do dano ambiental, possibilitando o desenvolvimento de ações para a recuperação ambiental e responsabilização dos causadores do acidente.

Exemplos de Acidentes Ambientais

– Derrame de óleo
– Acidente com produtos químicos (derrames, incêndios na indústria, no comércio, depósitos e transporte – em rodovias, ferrovias e hidrovias)
– Mortandade de animais (principalmente de peixes em cursos d’água)
– Outros, que se caracterizem como acidentes, e que estejam colocando em risco o meio ambiente e a saúde pública.

Reconhecimento da Situação/Segurança

Ao chegar ao local do acidente, antes de iniciar a coleta de amostras é importante estudar a situação para não colocar a vida ou a saúde em risco. Verificar com a Defesa Civil com qual produto se defrontará, se há perigo de explosão, intoxicação ou contaminação. Seguir as instruções destes profissionais, pois eles estão treinados para enfrentar situações deste tipo.

Seja qual for o produto, jamais fumar no local. Uma vez identificado o produto, vestir o equipamento de segurança adequado. Em algumas situações ele pode se mostrar desconfortável, mas é fundamental para garantir a integridade física do profissional.

Preparação dos Equipamentos e Materiais

Todos os equipamentos e materiais necessários ao atendimento a acidentes ambientais devem estar previamente preparados. Isso é extremamente importante para que a equipe consiga chegar rapidamente ao local do acidente. A falta desta preparação prévia pode fazer com que equipamentos e materiais fundamentais à segurança do amostrador ou à execução dos trabalhos sejam esquecidos, causando dificuldades adicionais na coleta das amostras ou na preparação dos processos para a responsabilização dos infratores.

Fontes: IAP  FEPAM  IBAMA  FATMA

Siga a Advento no Facebook | Siga a Advento no Twitter | Siga a Advento no Google+ | Siga a Advento no Instagram

Para solicitar orçamento Entre em Contato Aqui ou LIGUE 24 Horas (51) 3519-2477 | (51) 99380-9502